Não haja em vós ressentir-se e ressentimento (amargura)

“Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.” Hb.12:15 

O ressentimento simplesmente não pode habitar num coração em que há amor. Antes do ressentimento entrar, o amor sai e a amargura tem entra.

A alma em amargura fará uma lista de todas as situações em que se sentiu atingida e ofendida e ficará na defensiva tal como uma ursa para com o seus filhotes. E esta comparação é válida, uma vez que um coração ressentido é sempre ameaçador e desconfiado, tal como uma ursa.

Quase não há o que seja mais deprimente do que um cristão professo defender seus supostos direitos, resistindo com amargura toda tentativa que alguém faça para atingi-los. Tal cristão nunca aceitou o caminho da cruz. As graças que denotam brandura, tais como a mansidão e a humildade, são desconhecidas por tal pessoa. A cada dia ela fica mais endurecida e mais acrimoniosa, tentando defender a sua reputação, os seus direitos, o seu ministério, contra todos os seus inimigos imaginários.

A única cura para tal situação é morrer para si mesmo e ressuscitar com Cristo numa novidade de vida. Aquele que estabelece a vontade de Deus como sendo o seu alvo na vida alcançará esse alvo não por meio da autodefesa, mas mediante a autonegação. Então importará que tipo de tratamento a pessoa receba dos outros, ela estará sempre em paz. A vontade de Deus foi feita – este cristão não se importa se houve xingamentos ou elogios, pois ele não está atrás nem disso nem daquilo, mas deseja fazer a vontade de Deus a qualquer custo. Então, quer esteja na crista da aceitação das pessoas, ou atoladas nas profundezas da obscuridade, ele sempre está contente.

Cristo nos deixou um exemplo, e não temos como fugir dele. Como Ele era, assim somos nós neste mundo, e Ele nunca sentiu o mínimo ressentimento contra ninguém. Mesmo àqueles que o crucificaram foram perdoados quando ainda estavam em ação. Nem mesmo um palavra sequer Ele proferiu contra eles ou contra os mentirosos e hipócritas que se excitaram para destruí-lo. Ele sabia mais do que qualquer outro homem quão maus eles eram, mas Ele manteve para com eles uma atitude de compreensão carinhosa.

Eles estavam apenas cumprindo o seu dever, e mesmo aqueles que haviam dado as ordens para que executassem seu horrendo encargo, não tinham consciência alguma do que tudo aquilo significava. A Pilatos Ele disse: “Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fosse dada.” Desse modo ele atribuiu tudo à vontade de Deus e passou por cima do pantanal das personalidades. Ele não teve rancor de ninguém . Não teve ressentimento algum.

O pior de tudo na vida de alguém com ressentimento é que não lhe faz bem algum chamar sua atenção para o problema. O coração amargo não tem a propensão para ver a sua própria condição, e se alguém com ressentimento porventura ler este capítulo, tal pessoa dará um sorriso, satisfeita com a sua situação, e pensará que estou me referindo a outras pessoas. Enquanto isso ele se tornará menor e menor, tentando tornar-se conhecido. Ao levar adiante o seu alvo egoísta, suas orações se tornarão acusações ao Deus Todo-Poderoso, e todo o seu relacionamento com os cristãos será de suspeitas e de desconfiança.

Como Spurgeon disse a respeito de Alguém: “Que a grama cresça bem verde sobre o seu túmulo, pois nunca nada cresceu ao seu redor enquanto ele viveu”.

A W Tozer

Compartilhe

You may also like...

2 Responses

  1. Carmen Vieira disse:

    Excelente meditação e aconselhamento.Muito Bom para fazer uma”limpeza” na alma, nos sentimentos e pensamentos. Obrigada
    Parabéns. Glória a DEUS e ao Seu Espírito Santo, que o(a) inspiraram com Sabedoria.

  2. Carmen Vieira disse:

    Muito boas palavras de aconselhamento. Excelentes para limpar a alma, sentimentos e pensamentos. Glória a DEUS, e ao Seu Espírito Santo que o(a) inspiraram.Obrigada.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.