Olhando além da vista

Nesta terra, nada é tão belo olhado de perto. Nada é inofensivo quando aumentamos o zoom, focalizando e expondo os detalhes.

Uma linda paisagem no Alaska, captada pelo pincel de um hábil pintor. Um contraste de cores e formas. O azul do céu, o branco da neve, o verde da vegetação, a forma das montanhas no fundo do cenário paradisíaco. Olhada de longe, a paisagem é perfeita, inspiradora de paz e segurança.

Mas… De perto, ah… de perto há um frio congelante, ursos ferozes, lobos devoradores, avalanches, uma natureza extrema e implacável.

Quem nela se aventurar sem experiência e sem os recursos necessários para a sobrevivência, estará fadado à morte certa. Olhando de perto, aquilo que era totalmente belo passa a ser assustador, mortal.

Mas, não é tudo assim neste mundo? Pessoas, empresas, famílias, muitas vezes olhadas de longe parecem perfeitas, mas de perto… Os defeitos aparecem, as desavenças se mostram, o pecado emerge. Não há nada belo neste mundo.

Mas… Voltando à paisagem no Alaska, a visão paradisíaca é captada pelo pintor. Na sua tela ele não retrata a selvageria, a brutalidade, a força mortal da natureza e seus elementos. Ele simplesmente contempla a perfeição, ele retrata o que os seus olhos enxergam além da paisagem. E seus olhos enxergam perfeição, paz, harmonia, segurança.

Não será assim que Deus olha para nós, sua igreja? Ele não atenta para o presente. Ele olha para o futuro. Ele nos vê em sua glória. Ele ouve os cantos de louvor que ainda nem cantamos, mas que por certo cantaremos na eternidade. Ele ouve o perfeito louvor.

Ele enxerga como será sem o pecado, sem a morte, sem a dor, sem as separações, sem os perigos… Será, sem dúvida, maravilhoso, perfeito. Ele conhece a noiva, sabe quem são os vencedores, tem os nomes dos redimidos anotados em seu livro. Então, ele admira a paisagem que ainda não é, mas que será.

Olhamos para a “igreja visível” e quando a vemos de longe, podemos nos impressionar com as mãos levantadas, com as fervorosas orações, com a liturgia, com as palavras de poder. Mas, quando olhada de perto, há muito joio no meio do trigo, há doutrinas de demônio sendo ensinadas como palavras de Deus, há jezabel ensinando idolatria, há lobos em pele de cordeiros, há virgens loucas. Podemos nos desanimar com esta visão. Podemos, mas não devemos.

Precisamos da visão de Deus. Olhar do alto, das regiões celestes onde Cristo está assentado e nós também.

Olhando do alto, Deus vê a verdadeira igreja, a “igreja invisível” . E Ele vê o futuro da Igreja. Ele sabe que seu plano perfeito é também infalível. Aqueles que de antemão Ele predestinou, Ele irá chamar, justificar e glorificar. Todos eles. Ele está preparando e aperfeiçoando sua Igreja. Ele conhece os que são seus. Ele sabe exatamente quem são os servos bons e fiéis, os benditos do Pai. Ele os está purificando, adornando, investindo em todos.

É fato que nem todos querem ser purificados. Aqueles que têm apenas nome de que estão vivos,  mas estão mortos, cujo coração não é o solo bom, no qual a semente do evangelho cai, germina e dá muito fruto, mas o solo pedregoso ou com ervas daninhas espinhosas, esses estão no meio da igreja, mas não são igreja. Não nasceram de novo e, portanto, não têm a vida de Cristo, mas apenas uma aparência de vida.

Muitas vezes quando estou louvando a Jesus, com espirito contrito, explodindo de alegria pela prazerosa e avassaladora presença do Senhor, fico pensando em como seria bom se não houvesse o pecado…

Como seria bom não descer desse monte onde a adoração é contagiante, sincera e profunda. Mas, aí, vem a realidade. Não estamos na nossa pátria, ainda. Descendo do monte, as lutas nos aguardam.

Precisamos a todo momento estar cheios da presença do Senhor para derrotar o pecado, vencer as tentações, crucificar o ego, fugir da impureza, suportar as aflições, andar a segunda milha, dar a outra face, amar o inimigo…

Como seria bom não ter que descer do monte! Mas, aqui não é lugar de descanso. Temos que levantar e andar. E não só isso, mas contemplar o futuro da Igreja, como Deus o vê. E ele vê perfeição.

Ele não vê rugas, nem manchas, pois elas não existirão. E se é nessa paisagem que queremos passar a eternidade, ou melhor, se quisermos ser parte dessa paisagem, se temos esta esperança, devemos nos purificar de toda mácula, impureza, de tudo aquilo que ofende a santidade de Jesus e que não tem parte com Ele. Não por medo da ira,l de Deus, porque os salvos não a experimentarão. Mas, por amor ao nosso maravilhoso Senhor.

Devemos estar com as lâmpadas cheias do óleo do Espírito. Devemos ser como aqueles que aguardam o seu Senhor. Devemos ser como aqueles que perseveram até o fim.

Devemos ser imitadores de Deus. Como filhos amados, condenar as obras infrutuosas das trevas. Ser amigos de Deus e inimigos do mundo. Não ter cuidado da carne com suas paixões e concupiscências. Viver e andar em espírito.

Se assim vivermos, a cada dia nos sentiremos mais parte da paisagem futura. A cada momento nos pareceremos mais com o nosso Pai. Começaremos a experimentar o céu, mesmo estando na Terra. E só teremos olhos para contemplar o nosso futuro eterno na presença do Senhor.

Viveremos ansiando o dia de ver face a face do Autor e Consumador da nossa fé, Jesus. O qual, por ter enxergado a paisagem futura, suportou a cruz, para nos tornar possível tomar parte no cenário eterno de perfeição, para nos fazer filhos de Deus, para um dia podermos estar na casa do Pai. Aí, sim, a paisagem será perfeita, quanto mais de perto olhada, mais perfeita será.

Quero muito estar lá.

E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. (Ap. 21: 1-7)

Compartilhe

You may also like...

1 Response

  1. Osman Santos da Silva disse:

    Senhor como eu necessito da sua visão para enxergar o meu lar,como vivo e se estou te agradando, tenha misericórdia de mim e da minha família amém.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.