Permanecei em Cristo

“E a unção que vós recebestes dele, fica em vós… A sua unção vos ensina todas as coisas… Assim nele permanecereis” (I João 2:27)

Quão maravilhoso é o pensamento de uma vida que sempre permanece em Cristo.
“Permanecei em mim” é algo ouvido com suspiros de desalento por muitos.
Eles anseiam por alguém que possa esclarecer o significado dessas palavras e que seja algo ao alcance deles.
Alguém dirá: “Essas palavras não me consolam, ao contrário, me deprimem ainda mais. Não sei como o ensino do Espírito me é concedido e nem como discernir sua voz”.
Eles imaginam que o Espírito Santo, ao lhes ensinar, deve primeiro revelar ao intelecto os mistérios da vida espiritual, e somente depois trazê-los para sua experiência diária.
Entretanto o caminho de Deus é oposto a isto. Devemos viver e experimentar a verdade para poder conhecê-la.

“Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois” (João 13:7).
“Se vós permanecerdes na minha palavra… conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. (João 8:31-32)

Uma vida de comunhão com Deus é a única escola para se conhecer as coisas celestiais.
Receba aquilo que não compreende e submeta-se àquilo que não consegue entender.
Aceite e espere por aquilo que parece ser um mistério para a sua razão. Creia no que parece impossível e trilhe um caminho desconhecido.
São assim as primeiras lições na escola de Deus. Se permanecermos na sua Palavra, entenderemos a verdade.

O Espírito Santo conduz a vida espiritual em nós para o alvo preparado por Deus, mesmo quando não estamos conscientes disto.
Fortalecido pela promessa de Deus, e confiando na sua fidelidade, o cristão rende-se à condução do Espírito Santo.
Isto é feito sem qualquer exigência de que Ele revele à nossa razão aquilo que Ele está para realizar.
De maneira invisível, a fé confia na operação do Espírito Santo no mais profundo da vida interior.
Pela fé, o cristão se regozija naquilo que não vê e nem sente.

“Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte” (Romanos 8:2).

O Espírito Santo que habita no cristão está realizando sua obra de forma silenciosa, conduzindo a uma vida de plena permanência em Cristo e ininterrupta comunhão.
O Espírito Santo é o Espírito de Vida em Cristo Jesus e a sua obra consiste, não somente em soprar a vida em nosso interior, mas também em fortalecer e aperfeiçoar esta nova vida.
A fé do cristão passará a ser conhecimento à medida que ele se rende em plena confiança àquilo que não vê.
Ele será recompensado, pois a luz do Espírito Santo lhe revelará, na Palavra, aquilo que já foi realizado na sua vida, pelo poder do próprio Espírito Santo.

É Ele que nos ensina a permanecer em Cristo.
Ele é o poder de Deus e Ele vem a nós do coração de Cristo.
O Espírito é quem revela e comunica o próprio Cristo em nós.
Ele é o vínculo de comunhão entre todos os que creem.
Ele é o vínculo de comunhão entre Cristo e seus discípulos.
Ele é a seiva da vida, pela qual a Videira e o ramo crescem em união real e viva.

Podemos assim, ter certeza que:
Se crermos em Sua presença e obra, se vigiarmos para não o entristecermos, pois sabemos que Ele está em nós…
Se orarmos e aguardarmos até sermos cheios dEle…
Ele mesmo nos ensinará a permanecer em Cristo.
Ele guiará nossa vontade ao ponto de separá-la somente para Cristo.
Ele vivificará a nossa fé para que nossa confiança em Deus seja inabalável.
Ele soprará em nosso coração paz e gozo que ultrapassa todo o entendimento.
Ele nos ensinará a permanecer em Cristo, sem que nós entendamos como Ele faz isto.
Ele nos faz conhecer a verdade que está em Cristo Jesus, algo extremamente sublime e distante do conhecimento intelectual.

Se desejarmos tudo isto, precisamos ter uma fé tranquila e de descanso.
Em meios às lutas, dúvidas e dificuldades que surgem no caminho, em vez de desejarmos receber ajuda de outro cristão experiente, devemos nos agarrar com firmeza à bendita confiança de que temos a unção do Santo para nos ensinar a permanecer nEle.

E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis” (I João 2:27).

Faça desse ensinamento um especial exercício de fé.
Ele fará a sua Obra Santa com grande poder caso você não o impeça.
Creia na sua obra mesmo quando você não consegue perceber.
Creia que Ele fará esta obra com grande poder se você clamar por isto. E isto lhe será respondido, pois é a vontade do Pai.
É impossível viver uma vida de plena permanência em Cristo sem ser cheio do Espírito Santo.

Gaste tempo em oração. Esteja diante do Trono Santo, de onde procede o rio da água da vida.
Honre-o diariamente com uma fé tranquila e descansando na confiança que Ele fará a sua obra.
Que sua fé o conduza a um estado extremo de vigilância, para que você não o entristeça.
Tenha o prazer na Palavra e fuja do mundo, da carne e do seu ego.
E, acima de tudo, permita que essa fé na habitação do Espírito Santo, o leve a olhar para Cristo, de quem recebemos todas as coisas.

Regozijemo-nos na confiança de que o desejo de permanecer em Cristo será atendido, porque o Espirito Santo trabalha incessantemente para isto, com poder secreto e divino, em todos aqueles que não se opõem a Ele com incredulidade.

Andrew Murray (1828-1917)
Sintetizado do livro “Permanecei em Cristo”, Andrew Murray, Editora Tesouro Aberto (2008).

Compartilhe

You may also like...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.