O que é seguir a Cristo?

Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
(II TIM 4: 1-4)

O que significa “seguir”? Seguir significa que o caminho pelo qual ando e o lugar para onde vou foram decididos por outra pessoa. Estamos seguindo ao Senhor; portanto não temos autoridade para decidir nosso próprio caminho. O Corpo, em relação à cabeça, só pode obedecer e seguir.

Se queremos viver a vida do Corpo de Cristo, precisamos cobrir a nossa cabeça, ou seja, não podemos ter uma opinião pessoal, uma vontade egoísta ou pensamentos centrados em nós mesmos. Devemos apenas obedecer ao Senhor e deixá-Lo que seja a Cabeça.
Somente o Senhor está nesta posição; ninguém mais pode estar. Eu não posso ser a Cabeça, nem ninguém mais na Igreja.

Infelizmente, aparecem na Igreja muitas cabeças, muitos líderes humanos, muitos métodos e regras dos homens. Muito frequentemente o homem aspira ser a autoridade. Deixando a Cristo como Cabeça no céu, o homem quer ser cabeça na terra. Quando o pensamento da cabeça humana coincide com o da celestial, os homens obedecem a Cristo. Porém, quando a cabeça terrena está em desacordo com a celestial, os homens desobedecem a Cristo. Quão errado é este sistema.

Cristo é a vida do Corpo. Sua autoridade. A vida está Nele (João 14:6). Ele é a nossa vida. Não podemos extrair a vida Dele, só podemos partilhar dela com sua presença gloriosa reinando em nós. Se somos membros de seu corpo, só nos movemos na sua vontade. Sem isto, não estamos no seu Corpo. Estaremos ligados a muitas pessoas, mas mortos. Seremos como uma perna artificial, aparentemente ligada ao corpo, mas sem receber o fluir de sua vida. Porque somente em Jesus vivemos, e nos movemos, e existimos… (Atos 17:28)

Alguns podem dizer: “A Palavra diz, mas…” Quem autorizou este “mas”? Jesus disse que nem todo o que me diz “Senhor, Senhor” entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a sua vontade e que somente aquele que tem seus mandamentos e os guarda é o que lhe ama e se torna habitação do altíssimo (Mat. 7:21 e João 14:21-24).

Seguir significa que ando por um caminho e para um destino decidido por outra pessoa. Devo apenas obedecer. Ninguém pode substituir o Cabeça. Fujamos dos métodos, esquemas e regras dos homens. O corpo de um verdadeiro cristão é membro de Jesus (I Cor. 6:15) e o templo do Espírito Santo (I Cor. 6:19).

E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.
Colossenses 1:18

E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja.
Efésios 1:22

Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.
Efésios 4:15

Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, Arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças. Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade.
Colossenses 2: 6-10


Nota: Este texto contém adaptações. O texto original é atribuído a Watchman Nee (1903-1972). Há diversos livros com coletâneas de textos atribuídos a ele.  Há pontos doutrinários heréticos em alguns textos atribuídos a Watchman Nee. Porém, não sabemos se, de fato, foi ele quem defendeu tais ensinos.


Compartilhe

You may also like...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.