A Falsa Doutrina do Uso do Véu – 2


Este é o segundo de 2 sermões sobre 1 Coríntios 11, onde John MacArthur explica a questão do véu, desfazando o engano em torno do assunto.


I Coríntios 11
7 O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.
8 Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.
9 Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.
10 Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos.
11 Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no SENHOR.
12 Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus.
13 Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta?
14 Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido?
15 Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu.
16 Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.

Nós temos aprendido, na Escritura, que as mulheres têm um lugar vital na vida da igreja. Não há dúvida sobre isso. Cito aqui alguns exemplos na Bíblia. Tem sido sempre uma parte vital na Igreja, a participação da mulher, tanto no evangelismo como no ministério dos santos uns com os outros.

Imediatamente após a ascensão do Senhor, as mulheres reunidas junto com os apóstolos e os discípulos no cenáculo e como tal, foram envolvidas, com certeza, na efusão do Espírito Santo e da proclamação do falar em línguas e na declaração das maravilhosas obras de Deus. Então, elas foram usados lá em um ministério de proclamação.

Em Atos 5:14 , em resposta ao ensino da Palavra, diz: “Uma multidão foi acrescentada à igreja, tanto de homens e mulheres”. O Espírito Santo agindo nelas tem contribuído fortemente para o avanço da igreja.

  • Uma das primeiras convertidas, Maria, a mãe de João Marcos, deu sua casa como ponto de encontro para os santos em Jerusalém (Atos 12:12).
  • Lídia, uma outra senhora que morava em Filipos, também abriu sua casa da mesma forma (Atos 16:40).
  • Temos o exemplo de Febe, que exercia hospitalidade para com os santos (Romanos 16:1-2).
  • Houve hospitalidade que foi concedia através do ministério de mulheres.
  • No último capítulo de Romanos, onde Paulo nomeia 26 indivíduos com serviços muito significativos a Cristo, 8 deles são honradas mulheres.
  • Em Atos 21, lemos que as filhas de Filipe foram usadas para profetizar.
  • Lemos que Áquila e sua esposa, Priscila, foram utilizados para instruir Apolo mais perfeitamente no conhecimento do Senhor Jesus (Atos 18).
  • As viúvas que criaram filhos, exercitaram hospitalidade, lavaram os pés dos santos, socorreram os aflitos e praticaram boas obras (I Timóteo 5:9-10).

Nós temos no texto de hoje que “a mulher é a glória do homem” (I Coríntios 11:7); Não há dúvida sobre a importância das mulheres para a igreja. Gálatas 3:28 diz: “Em Cristo não há macho nem fêmea”. Não há igualdade de papéis, embora haja uma igualdade espiritual.

Há uma diferença no papel que Deus divinamente designou para os homens e para as mulheres. Deus tem o cuidado de manter esta diferença e esta distinção, tanto na igreja, no lar e na sociedade em geral.

Precisamos respeitar estes princípios. As mulheres são, em todos os sentidos, iguais aos homens, exceto na atribuição do papel ou dever no âmbito da sociedade. Quando colocamos as mulheres em responsabilidades ou quando as mulheres usurpam responsabilidades voltadas para os homens, assim, com o mau uso de seu desígnio divino, perdem a utilidade de sua maior capacidade.

Apesar do que a Palavra de Deus ensina muito claramente sobre isso, algumas pessoas na igreja hoje estão lutando pela assim chamada ‘igualdade das mulheres’. Não há igualdade, a diferença está na atribuição de papel que Deus deu a um homem e uma mulher.

Cada um é igualmente importante. Cada um é de vital importância. Autoridade não pode funcionar sem submissão, e submissão não pode funcionar sem autoridade. Eles são mutuamente dependentes.

Curiosamente, antes do cristianismo, as mulheres eram consideradas como escravas ou como animais.  Na verdade, um judeu, do sexo masculino, costumava orar agradecendo por não ter nascido um gentio, uma mulher ou um escravo.

Quanto ao mundo romano e grego, é preciso muito pouco estudo para descobrir que as mulheres tinham valor de escravos e nada mais. Não lhes era permitido fazer nenhuma contribuição além da servidão.

Quando o cristianismo chegou e anunciou igualdade das mulheres espiritualmente, na personalidade, na capacidade e assim por diante, foi libertador. Mas se manteve a distinção em papéis, isto foi feito porque foi ordenado por Deus, como um fator harmonizador perfeito.

É verdade que na Roma antiga, como em muitos períodos diferentes da história da cultura ocidental, têm havido movimentos feministas ou movimentos de libertação das mulheres. As mulheres sofriam abusos. Quando o cristianismo veio, as mulheres foram libertas, então a atitude feminista nunca deveria ter entrado na igreja, mas entrou.

Na verdade, se você estudar o movimento feminista da antiga Roma, você vai perceber que eles tinham todas as características dos movimentos feministas de todos os tempos na história e de hoje.

  • Por exemplo, as mulheres foram afirmando sua independência naqueles dias ao sair de casa, vivendo com outros homens, recusando-se a ter filhos, ou se elas tinham filhos, se recusavam a cuidar deles.
  • Exigiam empregos sempre ocupados por homens, vestiam roupas masculinas, descartando todos os sinais de feminilidade, violavam seus votos de casamento, buscando a independência em geral.
  • Todas as coisas que eram características da época, em movimentos feministas, estão acontecendo hoje.

O cristianismo entrou e verdadeiramente libertou as mulheres, reconhecendo a sua igualdade em todas as dimensões, exceto na atribuição de um papel dentro da estrutura da sociedade.

Se você quiser negar que as mulheres devem ser submissas aos homens, então você não deve concordar que a igreja deve ser submissa a Cristo, bem como que Cristo deveria ser submisso ao Pai em Sua encarnação, pois em I Coríntios 11: 3 há esta declaração que estabelece a base de tudo: “Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo”.

O movimento de libertação da mulher tinha se infiltrado na igreja em Corinto. Elas estavam exigindo sua própria independência e muitas delas abusavam da liberdade cristã. Naquela sociedade, um véu ou uma cobertura sobre a cabeça era considerado pelo povo como o símbolo de modéstia e submissão.

Sabemos que naqueles dias as feministas fizeram duas coisas ofensivas à cultura local: descartaram o véu e cortavam os cabelos bem curto como um homem. Elas estavam fazendo uma declaração sobre o seu querer de serem iguais aos homens. Por outro lado, as prostitutas não poderiam angariar muitos negócios, a menos que tirassem o véu. Então, as mulheres cristãs que tiravam o véu, exteriormente se identificavam com qualquer um protesto feminista ou com a prostituição.

Foi uma coisa muito trágica que trouxe opróbrio sobre a igreja. Paulo escreve neste capítulo: “Mantenham seus véus, senhoras. Isso é uma coisa muito importante na sua cultura”. Não temos véus em nossa sociedade, mas há certas coisas em nossa sociedade que identificam pessoas. A maneira como você se veste e se comporta pode identificar você e trazer honra para você e para Cristo, bem como o contrário.

Revendo rapidamente o que vimos no domingo passado, o homem é a cabeça da mulher. Cristo é a cabeça da igreja. O Pai é a cabeça do Filho (I Coríntios 11:3).
Deus criou, em todos os aspectos das relações, submissão e sujeição. Isto não tem nada a ver com a desigualdade ou inferioridade. Tem apenas a ver com uma atribuição diferente em termos de função.
A mulher não é inferior ao homem. O homem não é inferior ao próprio Cristo, a cabeça, porque Deus vê o homem em Cristo [a ponto de sermos “irmãos de Cristo”, como filhos adotivos], e Cristo não é certamente inferior a Deus. Ele é Deus. Existe uma diferença nas atribuições.

Há um princípio aqui. O princípio é que há autoridade e submissão. Quando se chega ao nível humano, o homem tem autoridade, e a mulher está no lugar de submissão.
Lembre-se que eu disse no domingo passado: é um conceito de autoridade baseado no amor e não na tirania.
O Pai ama o Filho, o Filho ama ao Pai. Cristo ama a igreja, a igreja ama a Cristo. O marido ama a esposa, a mulher ama o marido. Os intercâmbios de autoridade e submissão são fundamentados no amor. Muito importante entender isto.

“O homem, tendo a cabeça coberta, desonra a sua cabeça”. Em outras palavras, ele traz reprovação sobre si mesmo quando ele usa uma cobertura sobre a sua cabeça enquanto ele está ministrando. Por quê? Devido à cultura dominante na cidade de Corinto, isto era visto como um hábito exclusivo feminino. Numa sociedade como a deles, onde não havia uma diferença no estilo de roupas (pois todos usavam aquelas túnicas longas), as mulheres eram identificadas por terem suas cabeças cobertas com véu e os homens, descobertos.

Era uma vergonha para um homem, cobrir sua cabeça. Aliás, isso era um padrão totalmente diferente do que os judeus estavam acostumados, pois os homens judeus habitualmente oravam com suas cabeças cobertas. Paulo está dizendo: “Se vocês, homens judeus, fizerem isso no meio dos coríntios, vocês confundirão a sociedade. Eles vão pensar que vocês são efeminados”.

Além disso, seria visto como um sinal social de submissão, que era uma vergonha para o homem. Já no verso 5 diz que a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua cabeça. E Paulo ainda diz que se elas queriam tirar o véu, que raspassem a cabeça e se parecessem definitivamente como um homem, declarando abertamente sua rebeldia contra Deus (verso 5-6).

Paulo quis dizer: “Olha em sua sociedade, Deus quer a distinção clara. Os homens são homens, e eles estão em posição de autoridade. As mulheres são mulheres, e eles estão em submissão. Se a sua sociedade tem uma norma, pela qual que se manifesta os padrões divinos para um homem e uma mulher, então você deve respeitar esse costume”. Isso é o que ele está dizendo. Isso é muito prático. Tudo certo. Os princípios estabelecidos e aplicados.

Para entender os padrões bíblicos do papel do homem e da mulher, leia os seguintes sermões de John MacArthur:
Maridos, Amai Vossas Mulheres  
A Submissão Santa da Esposa

Agora vamos continuar de onde paramos: O princípio defendido, versículos 7-10.

O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem (v.7).

Agora pare e escute. Isso vai além de uma coisa cultural. Essa é uma afirmação muito forte e ampla.

  • O homem foi criado para ser a imagem e a glória de Deus, e essa glória é manifesta no homem com a cabeça descoberta. Por quê? Porque a cobertura é um símbolo divino de submissão;
  • O homem quando foi criado, originalmente, foi feito à imagem moral de Deus. Em verdadeira justiça e santidade, como Efésios 4:24 diz, que são restauradas quando ele se volta a Cristo;
  • O homem é a mais alta manifestação de Deus na terra. Por quê? Porque ao homem foi dado o domínio divino no mundo;
  • Deus primeiro fez o homem e lhe deu o domínio (Gênesis 1:26) e por fim criou a mulher como sua ajudadora idônea (Gênesis 2:18);
  • Ao homem, digo sexo masculino, e não genericamente, foi dado o domínio por parte de Deus. É por isso que a Palavra diz: “Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor” (Efésios 5:22);
  • Ao homem foi dada autoridade e com responsabilidade. Como tal, um homem nunca poderia usar na cabeça um sinal de submissão.

Você diz: “Mas os judeus não usavam cobertura na cabeça para orarem?”.

Está certo. Eles fizeram. Mas fizeram isso porque os rabinos disseram-lhes para fazê-lo, não a Bíblia. A Bíblia em nenhum lugar disse-lhes para fazerem isso. Os rabinos disseram-lhes isso.

Você diz: “Por que os rabinos disseram-lhes isto?” Uma má interpretação de Êxodo 33. Lembre-se de Êxodo 33, Moisés estava na montanha e diz: “Mostra-me a tua glória”? (v.18). Deus diz: “Eu vou fazer passar a minha glória diante de você”. Ele manteve-o em uma montanha, a Sua glória passou (v.19-22). Quando Moisés desceu a montanha ele não sabia que a pele do seu rosto resplandecia (34:29) e todos temeram chegar-se a ele (34:30). “Assim que Moisés acabou de falar com eles, pôs um véu sobre o seu rosto” (34:33).

Com isto os rabinos diziam: “Você vê, Moisés foi velado, quando ele estava olhando para a glória de Deus. Moisés teve que ser velado na presença de Deus, cada homem hebreu deve estar coberto na presença de Deus”. Moisés não colocou um véu a fim de ver a glória de Deus. Ele colocou um véu na frente dos filhos de Israel para que eles não se afastassem de seu rosto.

Paulo corrigiu isto, dizendo:

E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório. Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor (II Coríntios 11:13, 18).

Paulo está dizendo:

Senhoras, mantenham o uso do véu. Homens, não usem o véu. Não criem confusões na sociedade em que vivem. Sua cultura deve ver uma mulher em sinal de submissão e um homem em um sinal de autoridade. Não criem problemas.

“Mas a mulher é…” – não a glória de Deus – mas o que? “A glória do homem”. Em outras palavras, a mulher foi feita para manifestar a autoridade do homem, como o homem foi feito para manifestar a autoridade de Deus.

Ouçam homens, isto é uma grande responsabilidade. Ainda que a mulher tenha sido criada à imagem de Deus, ela não é a glória de Deus e nem é o resplendor de Deus. Ela é o resplendor do homem.

Isto demonstra a importância da direção dos homens no mundo, pois a eles foi dado o domínio da parte divina. Isso é uma verdade geral. Isso é uma verdade que vai além dos muros do cristianismo e da Igreja. É geral. Onde está a tragédia? Quando o homem não está habilitado e nem assume seu papel.

Agora vamos para os versículos 8 e 9:

“Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem. Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem”.

  • Veja como Paulo defende esta verdade ao falar sobre a criação. Esse é o começo de tudo. Adão não era nascido de uma mulher. Ele foi feito diretamente por Deus (Gênesis 2:7).
  • Ele não criou o homem e a mulher simultaneamente. Do homem Deus tirou uma costela e formou a mulher como sua ajudadora fiel (Gênesis 2:18-23). A mulher foi feita do homem para o homem.
  • E imediatamente Deus estabeleceu os princípios eternos da família: “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gênesis 2:24).

A origem da mulher, e sua razão de ser, deixam clara afirmação de Deus que o homem está em autoridade, e ela está em submissão. Isto não é uma inferioridade natural. Isso não é inferioridade espiritual, intelectual e funcional. Simplesmente diferentes funções designadas por Deus.

Agora o versículo 10, versículo difícil: “Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos”. Outra versão diz: “Portanto, a mulher deve ter um símbolo de autoridade na cabeça por causa dos anjos”.

Agora me escute. Paulo diz que a mulher deve ter um símbolo de submissão em sua cabeça. Ele mostrou que a mulher está subordinada ao homem e que o véu era o símbolo desta verdade na cidade de Corinto.

Isso significa que a mulher tem sobre ela um poder, uma autoridade e que tem responsabilidade sobre sua vida. Não só porque é o costume na cidade de Corinto, mas por causa do que? Dos anjos.

Você diz: “O que os anjos têm a ver com isso?”.

O assunto é autoridade e submissão. Você lê Hebreus, capítulo 1, diz lá que os anjos estão sob a autoridade de Deus. Ele os chama de “espíritos ministradores”. Diz: E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés?” (v. 13). Ou seja, para qual dos anjos disse jamais: “Sente-se aqui no meu trono para governar?”.

Ele diz que Cristo, no versículo 4, que “é um nome melhor do que anjos”. Para que eles compreendam a autoridade de Deus e da submissão de seu próprio serviço.

Eles olham para a igreja. Por quê? Porque eles querem ver refletida na igreja a glória, os atributos e a sabedoria de Deus. Leia Efésios 3. Ao olhar para a igreja, os anjos podem ver a sabedoria de Deus. Deus está dizendo:

A mulher deve reconhecer o seu lugar de submissão, e deve ficar claro a partir de seu estilo de vida e seu padrão de que ela está em submissão à autoridade, de modo que, quando os anjos olham para a igreja, devem ficar satisfeitos com a submissão da igreja ao seu Senhor.

Assim, Paulo estabelece o princípio aplicado, e o defende. Em quarto lugar, ele o harmoniza.

“Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor. Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus” (v.11,12).

Aqui ele está falando sobre a igreja. Na igreja, os homens são dependentes das mulheres, tanto quanto as mulheres são dependentes dos homens.

Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus (Gálatas 3:28).

Espiritualmente, tornam-se um recurso um para uma outro. As mulheres sempre tiveram um papel vital na vida da igreja. Na igreja não podemos dizer que não precisamos das mulheres. Não podemos ser independentes. Nós somos incompletos sem o outro. Há um lugar de igualdade para ela na igreja cristã. Há um lugar de igualdade para ela em Cristo em todos os sentidos.Este é o equilíbrio. A diferença está apenas no papel dado a cada um por Deus.

  • A mulher saiu de Adão, de modo que todos os outros homens saem de Eva, nascido de mulher. Em outras palavras, Deus criou tudo, homem e mulher.
  • Cada mulher é um dom de Deus. Toda mulher, é um belo presente amoroso de Deus.
  • Quando Jesus olhou para sua igreja, em João 17, Ele referiu-se a ela como tudo foi lhe dado. A igreja é um dom de Deus para o Senhor.
  • A mulher é o dom de Deus ao homem, para ser uma ajudadora no ministério que Deus deseja do homem.
  • Este é o equilíbrio. Mesmo que haja uma diferença de papéis, há uma bela igualdade no Senhor.

É assim que Deus harmoniza. É assim que Deus equilibra os papéis. Se essas mulheres de grupos feministas realmente quisessem mudar o mundo para melhor, elas deveriam ir para casa e criar seus filhos para realizarem aquilo que a perfeição de Deus projetou.

Então Paulo diz: “Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta?” (v.13).. Depois de tudo que ele disse desde o versículo 2, ele pergunta: “Vocês podem julgar isto por vocês mesmos?”. Ele acrescenta:

Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido? Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu (v.14-15).

No grego, a palavra traduzida como “natureza” pode ser também “instinto”. Há algo na fisiologia criada, há algo em anatomia humana que nos ensina que os homens devem ter o cabelo curto e as mulheres devem ter cabelos longos. Alguns de vocês estão dizendo, “Oh, graças a Deus eu tenho cabelo comprido.” Você vai sair daqui como se fosse espiritual.

Não use isso para definir uma espiritualidade a partir de seu corte de cabelo. Não é isto. A natureza dá aos homens o cabelo mais curto do que as mulheres. Você sabia que, fisiologicamente, isso é verdade?

  • O cabelo cresce em três fases. Formação e crescimento de cabelo novo, depois a fase de repouso e depois a queda. Após a queda, o ciclo começa de novo.
  • O hormônio masculino, a testosterona, acelera essas três fases, de modo que rapidamente os fios de cabelo do homem chegam mais rápido à queda.
  • O hormônio feminino, estrogênio, faz com a fase de crescimento seja mais longo na mulher do que em um homem.
  • É por isso que o cabelo de uma mulher vai crescer mais do que um homem num mesmo período de tempo.
  • Não está a natureza nos ensinando? É interessante. Vocês todos parecem tão atordoados… (risos).

O segundo sentido da palavra grega traduzida por “natureza” é “instinto”, que significa o senso instintivo do homem, como ele reconhece o que vê na sociedade. Nós estamos dizendo que não é apenas fisiológico, mas é simplesmente óbvio. Olhe ao seu redor na sociedade. Não é óbvio que os homens têm o cabelo mais curto do que as mulheres? A natureza fez assim, e o homem concordou com a natureza. Em todo o mundo e em toda a história, os homens normalmente tiveram cabelos mais curto do que as mulheres.

  • Você diz: “O que você está tentando dizer com isto?” Eu estou tentando dizer o que a Bíblia diz. Os homens devem ter o cabelo mais curto do que as mulheres.
  • Você diz: “O que isso significa para mim?” Eu não sei o que isso significa para você. Não queira imitar o mundo.

Entende? O princípio universal está lá. Ele não está falando de um costume local, como foi o caso do véu.Eu acho que a verdade universal é que as mulheres não devem assumir um padrão masculino quanto a seu cabelo. Eu não estou falando sobre qual deve ser o comprimento de seu cabelo. Não mesmo. Eu só quero que você perceba o princípio bíblico de diferenciação entre os dois sexos.

Bem, Paulo fecha o assunto falando para aqueles que queriam se opor e fazer as coisas do jeito que eles próprios pensavam:

Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus (v.16).

Deus quer nos acomodar aos costumes da sociedade que nos identifiquem com o que ele projetou para o homem: mulheres submissas, modestas e femininas. Homens cumprindo liderança segundo os padrões divinos, responsáveis e masculinos. Esse é o desígnio de Deus. É por isso a Palavra diz:

Não haverá traje de homem na mulher, e nem vestirá o homem roupa de mulher; porque, qualquer que faz isto, abominação é ao Senhor teu Deus (Deuteronômio 22:5).

Leve a sério o que o Espírito de Deus diz a você, e, por favor, como eu disse anteriormente, não saia daqui medindo sua espiritualidade por coisas externas. Não faça isto. Não foi isto que você ouviu esta manhã. Examine-se diante de Deus e atente para o que Deus quer de você, cumpra seu papel como homem ou como mulher e apresente-se na sociedade de forma a testemunhar de Cristo.

Vamos orar

Obrigado, Pai, por nosso tempo esta manhã. É diferente e emocionante lidar com algo muito prático. Tão prático como se levantar todas as manhãs e se olhar no espelho, de frente para a realidade desta questão. Não sabemos o que o Espírito Santo está querendo dizer a cada indivíduo, mas os princípios estão aqui. A aplicação disto será realizada quando nos submetemos ao Espírito Santo. Nós não queremos ser ritualísticos e nem legalistas. Nós não queremos pensar que aspectos externos demonstram espiritualidade. Queremos apenas atentar para tua Palavra e termos comportamentos que manifestam tua glória.

Ajuda-nos a manter a distinção que o Senhor criou. Ajuda a cada homem aqui a assumir a responsabilidade, a autoridade e a supervisão espiritual de suas casas. Ajuda a cada mulher aqui a assumir o papel de submissão, ajudadora fiel e desempenhar graciosamente suas vitais funções na igreja e na sociedade. Obrigado pelo tremendo equilíbrio que o Senhor dá a todas as coisas. Ajuda-nos, Pai, a sermos obedientes e submissos neste momento. Damos-lhe louvor em nome de Cristo. Amém.


Este estudo está dividido em 2 partes:

A Falsa Doutrina do Uso do Véu – Parte 1
A Falsa Doutrina do Uso do Véu – Parte 2


Este texto é uma síntese do sermão “The Role of the Godly Woman”, de John MacArthur em 02/05/1976.

Você pode ouvi-lo integralmente (em inglês) no link abaixo:

http://www.gty.org/resources/sermons/1845/the-role-of-the-godly-woman

Tradução e síntese feitos pelo site Rei Eterno


Compartilhe

You may also like...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.