Por que o Mundo Odeia os Cristãos?

João 15
17 Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.
18 Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim.
19 Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.
20 Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu SENHOR. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.
21 Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.
22 Se eu não viera, nem lhes houvera falado, não teriam pecado, mas agora não têm desculpa do seu pecado.
23 Aquele que me odeia, odeia também a meu Pai.
24 Se eu entre eles não fizesse tais obras, quais nenhum outro tem feito, não teriam pecado; mas agora, viram-nas e me odiaram a mim e a meu Pai.
25 Mas é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Odiaram-me sem causa.
26 Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.
27 E vós também testificareis, pois estivestes comigo desde o princípio.

É uma parte muito interessante da Escritura e que deve ser bem compreendida pelos crentes. Ela nos diz o que um verdadeiro discípulo de Jesus pode esperar do mundo. É uma profecia que o Senhor deu, e tem se cumprido, desde aquela época até nossos dias.

  • Milhões de cristãos estão sob perseguição no mundo de hoje.
  • A perseguição pelo Islã é a perseguição mais aberta contra os cristãos. Tudo começou no século VII e ainda está acontecendo hoje em pelo menos 41 países.
  • Mas os cristãos não são apenas odiados pelos muçulmanos. Eles têm sido, até hoje, os mais odiados e perseguidos no mundo, particularmente os cristãos verdadeiros.
  • Mas mesmo os cristãos nominais, que apenas possuem aparência, têm experimentado o mesmo.

Por que isso? A resposta é simples. É nos dada no texto bíblico acima. Nosso Senhor prevê explicitamente o ódio do mundo para com os cristãos.
E ele nos diz o motivo: A causa do ódio é a verdade. O mundo inteiro jaz no maligno, que é um mentiroso.

O evangelho diz a verdade sobre tudo: A verdade sobre Deus, sobre o homem, sobre o pecado, sobre o tempo, sobre a eternidade; sobre a criação, sobre o fim, sobre o inferno, sobre o céu, sobre a justiça, sobre a vida e morte, e sobre a vida após a morte.

Satanás é um mentiroso e ele domina o mundo. Ele está em guerra contra Deus, contra Cristo e contra o Espírito Santo. Ele também está em guerra contra a revelação de Deus, que é a Bíblia. Satanás e suas hostes estão em guerra contra o evangelho e estão em guerra com a igreja, que é o corpo de Cristo.

Mesmo aqui, nos Estados Unidos, um país de forte herança cristã, está rapidamente se transformando em um lugar hostil ao evangelho. Nosso senso de liberdade e segurança está em sério perigo. Nós ainda não temos sofrido até ao sangue, como alguns fazem em todo o mundo, onde cristãos são abatidos e decapitados. Mas isso não será uma surpresa para nós.

O que vamos fazer sobre os cristãos perseguidos em todo o mundo? Minha resposta é: Nada. Porque é exatamente o que o Senhor nos disse que aconteceria. Estamos começando a experimentar o que os cristãos, através da história da igreja, têm experimentado. Nós não devemos nos surpreender. Foi exatamente o que o Senhor nos disse. E como qualquer outra coisa que Ele disse, é de uma precisão extrema.

As palavras no capítulo 15 de João foram dadas por nosso Senhor aos seus onze discípulos, depois que Judas saiu para configurar a traição. Era noite antes da crucificação. Até este ponto, a conversa tinha sido sobre o amor. Tudo começou no capítulo 13, passou pelo capítulo 14 e foi através da primeira parte do capítulo 15.

Era uma espécie de uma noite de amor. Jesus estava mostrando seu amor a eles. Ele estava fazendo todos os tipos de promessas sobre alegria, paz, a vinda do Espírito Santo, produção de frutos e suas bênçãos, orações respondidas, e de que todos os recursos do Céu estariam disponíveis para eles. Ele estava indo embora, e eles estavam em uma espécie de pânico sobre sua saída. E assim Jesus os conforta com todas estas promessas que saem do Seu amor por eles, e são promessas que se estendem para todos os crentes através de toda a história.

Mas aquela noite de amor mudou drasticamente no versículo 18 de João 15. No versículo 18, a palavra “ódio” aparece duas vezes no grego. E, em seguida, ele aparece novamente, e novamente, e novamente, e novamente, através dos versos acima. E, de repente, uma noite de amor se transforma em uma noite de ódio. É uma mudança dramática. Os discípulos estavam tentando compreender todas as promessas de amor, agora são confrontados com o fato de que, enquanto eles são amados por Deus, eles seriam odiados pelo mundo.

Você poderia resumir dizendo isto: Os cristãos são as pessoas mais amadas por Deus, e eles são os mais odiados de todas as pessoas por Satanás. Os verdadeiros cristãos são, de todas as pessoas, os mais amados por Deus e, portanto, presenteados com todas as bênçãos do céu. Bem como são os mais odiados por Satanás, e, portanto, combatidos por tudo que o inferno tem de pior.

E eles vivem nesse mundo como os mais amados e os mais odiados; os mais abençoados e os mais agredidos. Eles têm os incomparáveis tesouros espirituais, mas estão propensos a ter que perder tudo desta terra, literalmente tudo. É assim como vivem aqueles que amam a Cristo. É por isso que Jesus recomendou fazer as contas dos custos antes de alguém decidir segui-lo (Lucas 14:26-33).  O verdadeiro cristão será amado por Deus, mas será odiado pelo mundo. Esta é uma profecia de perseguição.

Você vê, no versículo 20, a palavra “perseguir”, que significa atacar com o desejo de fazer o mal a alguém. E a história do cristianismo é uma história de perseguição com base no ódio. Isso não vai mudar, porque Satanás é o deus deste mundo, o príncipe do poder do ar, que atua nos filhos da desobediência (Efésios 2:2).

Satanás manipula sua força demoníaca através dos seres humanos que são pecadores e recusam o Filho de Deus. E então eles se tornam súditos do reino das trevas para realizar sua agenda, e sua agenda é odiar a Deus, a Cristo, o Espírito Santo, a Bíblia, o evangelho e os cristãos. E Jesus diz ainda mais forte para aqueles homens: “Vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus” (João 16:2)

Isso é serio. Você vai ser perseguido. Você vai ser morto. E isso tem sido a história da igreja. Muitos dos pregadores mais fiéis da verdade foram perseguidos, presos e executados. Então, nosso Senhor faz um forte contraste: No versículo 17 ele diz “ameis uns aos outros” e a partir do 18 ele fala do ódio que eles seriam alvos.

Por que ele fez este contraste? O mundo é nosso inimigo. O mundo é hostil em relação a nós. O mundo odeia a nossa mensagem, odeia o evangelho. Ele odeia a nossa santificação. Ele odeia a nossa influência. E o nosso Senhor diz: “Vocês vão ter que amar uns aos outros”. Eis aqui o único amor verdadeiro que um cristão pode receber de outro ser humano. É provável que este amor não venha de sua família. Jesus disse: “E odiados de todos sereis por causa do meu nome… E assim os inimigos do homem serão os seus familiares” (Mateus 10:22,36).

  • Ele foi mais específico: “Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” (João 15:12).
  • Como Ele os amava? Humildemente. Ele os amava, servindo nas suas necessidades. Ele os amava em doação de si mesmo.
  • Ele os amou sacrificialmente. Em João 15:13 Jesus diz: “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos”. E Jesus os amava o suficiente para morrer por eles.

É assim que devemos amar. Devemos amar com sacrifício, humildade, generosidade, misericórdia, graciosamente, gentilmente e perdoando. Nós devemos viver em amor uns para com os outros. Temos que viver uns com os outros. O corpo de Cristo torna-se o reino em que vivemos e amamos, porque é difícil no mundo.

E, em seguida, nosso Senhor, começando no versículo 18, dá-lhes várias razões pelas quais o mundo nos odeia.

Primeira razão do ódio do mundo aos verdadeiros cristãos: Eles não são do mundo e nem são parte dele.

Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia (João 15:18-19).

O que queremos dizer por mundo? Não queremos dizer que é o ambiente físico, o planeta ou a criação. No contexto bíblico, mundo é o “kosmos” (do grego “κόσμος”). Kosmos é um sistema ordenado. O oposto do “kosmos” no grego é o caos. Caos é uma realidade desordenada. O mundo é um sistema ordenado. É um Kosmos.

O mundo, como um sistema ordenado, é um sistema ordenado do mal, caído e caindo. Ele continua a cair. É um sistema de pessoas não regeneradas controlados por Satanás e seus demônios. É um sistema de mentiras e enganos que se levanta contra o conhecimento de Deus. Este é o mundo: É um sistema de mentiras e enganos satânicos que trabalha na dimensão moral e espiritual.

Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas. Meus irmãos, não vos surpreendeis, se o mundo vos odeia (I João 3:11-13).

Por que o mundo odeia os cristãos? Suas obras são más e as dos cristãos são justas. Isto é um problema para o mundo. Somos como uma consciência para o mundo. Tantos pontos óbvios em que você pode demonstrar isso no mundo de hoje. Dizer que a homossexualidade, a mentira, o adultério, a fornicação, a ganância e tantos outros pecados são frutos da natureza caída do homem e que o levará ao inferno, é algo que trará uma reação violenta de um sistema organizado que milita contra Deus.

A razão pela qual o mundo quer nos marginalizar e nos banir do discurso público é porque ele ama o mal e nós amamos a santa justiça. O cristão “está em Cristo e nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (II Coríntios 5:17). Ele ama o que é verdadeiro, justo e o que é honroso por causa da vida de Cristo em nós. Estamos em choque com o que o mundo ama. Fomos escolhidos do mundo, tirados de sua influência, por isso o mundo nos odeia. O mundo é um sistema do mal que inclui também a religião e qualquer ideologia anti-Deus e anti-Bíblia.

Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas (João 3:20).

Então, quem faz o mal odeia a luz. E quem pratica o mal? O mundo. O mundo odeia a luz. O que os cristãos são para o mundo? “Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte” (Mateus 5:14).

Você entende? O mundo odeia a luz. Os verdadeiros cristãos são a luz do mundo. Eles lançam luz sobre a iniquidade. Puxam a rocha e descobrem o mal embaixo. Eles são odiados por causa disso.

Assim o mundo nos odeia porque nós não somos parte do sistema do mal. Enfrentamos esse sistema, condenamos este sistema e incomodamos esse sistema com as nossas vidas e a mensagem do evangelho.

Segunda razão do ódio do mundo aos verdadeiros cristãos: Porque ele odeia nosso Senhor Jesus Cristo.

“Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim” (João 15:18). “Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós” (João 15:20).

O apóstolo Paulo disse: “Eu trago no meu corpo as marcas de Cristo” (Gálatas 6:17). Ou seja, todos os espancamentos, chicotadas, apedrejamentos, surras e prisões que recebeu no lugar de Cristo e por causa de Cristo. É o que ele está simplesmente dizendo: – Eles me batem porque eu venho em Seu nome. Eles me odeiam porque eu o represento. Foi o que Jesus disse aos discípulos: “E de todos sereis odiados por causa do meu nome” (Lucas 21:17).

  • No livro de Atos, Estevão, por ter exaltado a Cristo é apedrejado até a morte (Atos 7:55-60). Eles tinham crucificado Cristo. Estevão era uma testemunha de Cristo, então eles o matam por causa de Cristo.
  • Em uma perseguição de grande escala em Jerusalém, o assassinato de cristãos começa. Eles mataram todos os apóstolos, com a provável exceção de João, que foi exilado na Ilha de Patmos.

Se você ler as cartas de Paulo, verá o ódio destinado a ele por causa de Cristo. Veja dois exemplos abaixo

Até ao presente temos chegado a ser como o lixo deste mundo, e como a escória de todos (I Coríntios 4:13).

…Em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes. Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos; Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez (II Coríntios 11:23-26).

Paulo foi um vaso escolhido por Deus (Atos 9:15), mas foi um lixo aos olhos do mundo. Por quê? Jesus disse: “Eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia” (João 15:19);

Pense nisso: Jesus era perfeito. Nunca pecou. Nunca falhou. Nunca pensou ou disse ou fez algo errado. Nunca houve algo hipócrita nele. Ele era absolutamente santo e perfeito. Mas o mundo o odiava de qualquer maneira. E quanto a nós que somos muito aquém de Jesus? Esperamos algo melhor?

Por vezes podemos ser hipócritas. Estamos lutando contra o pecado. Por vezes pensamos coisas que nós não deveríamos pensar. Por vezes falamos coisas que não deveríamos dizer. Por vezes fazemos coisas que não deveríamos fazer. Por vezes trazemos vergonha ao nome de Cristo.

Nosso Senhor está dizendo: “Olha, se eles odiaram a mim, sem pecado, sem qualquer falha, você não acha que eles não vão te odiar?”. Eles odiaram o perfeito Senhor Jesus Cristo; certamente não iriam amar cristãos imperfeitos. E por que o mundo tem ódio dos cristãos verdadeiros? Porque eles não são do mundo. Porque o mundo odeia a Jesus. Porque eles manifestam a glória de Cristo e proclamam seu nome.

Terceira razão do ódio do mundo aos verdadeiros cristãos: O mundo não conhece a Deus.

Isso precisa ser dito e compreendido de forma muito clara, porque a maioria das pessoas pensa que conhece a Deus. E dizem: “Oh, eu acredito em Deus. Oh, eu sou uma pessoa espiritual, você sabe, eu tenho um lugar na minha vida para Deus. Eu sempre peço a Deus”. Observe o verso 21 de João 15: “Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”.

Eles não conhecem a Deus – falando de pessoas religiosas. Eu estou falando sobre líderes das religiões. Estou falando de teólogos, padres, pastores, gurus e figuras religiosas. Eles não conhecem a Deus. É ainda pior do que isso. Não só eles não conhecem a Deus. Veja para o final do versículo 24:

Se eu entre eles não fizesse tais obras, quais nenhum outro tem feito, não teriam pecado; mas agora, viram-nas e me odiaram a mim e a meu Pai..”

“Eles não conhecem aquele que me enviou”. É uma declaração chocante da realidade aos religiosos: “Vocês não conhecem a Deus.” Se amassem a Jesus, guardariam seus mandamentos (João 14:15).

Jesus havia andado entre os líderes judeus que pensavam que conheciam a Deus e que o conheciam melhor do que ninguém no mundo. Como Jesus respondeu a Eles? “Vós conheceis-me, e sabeis de onde sou; e eu não vim de mim mesmo, mas aquele que me enviou é verdadeiro, o qual vós não conheceis” (João 7:28). Em outras palavras: 

Vocês sabem que eu sou Jesus. Vocês sabem que eu vim de Nazaré. Mas eu não vim de mim mesmo. Aquele que me enviou é verdadeiro e vocês não o conhecem.

Que terrível situação da liderança religiosa de Israel. Mais tarde, os líderes religiosos fazem outra pergunta a ele: “Onde está teu Pai? Jesus respondeu: “Não me conheceis a mim, nem a meu Pai; se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai” (João 8:19)

Logo depois, Jesus é ainda mais claro com os líderes religiosos. Eles disseram: “Temos um Pai, que é Deus”. Jesus responde: “Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis” (João 8:44).

E Jesus continua:

Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira… Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus” (João 8:44,47).

Eles estavam cegos, surdos, mudos e mortos. Agora, eu não estou dizendo que não sabem que Deus existe. Isso é óbvio. Eles sabem que há um Deus. Mas não o conhecem. Veja o que Paulo escreveu:

Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu (Romanos 8:19-21).

Mas voltando ao João 15, quando nosso Senhor Jesus diz: “Você não conhecem aquele que me enviou.” Ele usa o verbo grego “oida” (οιδα), que significa um conhecimento mais abrangente, para apreciar, respeitar e considerar com honra.
Compare com o texto de Romanos (acima): “Tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus”. Esta é a realidade de muitos líderes religiosos e de muitos que dizem segui-lo.

Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos… não se importaram de ter conhecimento de Deus… mudaram a verdade de Deus em mentira… sendo inimigos de Deus (Romanos 1:22,25,28,30).

Por que eles odeiam a Deus? Porque eles amam seus pecados (Romanos 1:28-32). Esta total ignorância sobre Deus é a condição do ser humano. Por que estão assim? Por que estão “entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração” (Efésios 4:18). Eles falam sobre Deus, dizem acreditar em Deus, têm algum tipo de ideia a respeito de Deus, mas o conhecimento que eles dizem ter de Deus é uma mentira diabólica.

Pesquisas recentes indicam que a maioria dos religiosos se considera boa e que Deus a ama por causa das coisas boas que faz. Uma visão que demonstra as densas trevas que pairam sobre a humanidade. Pode um pecador, sem a ajuda de Deus, deixado sozinho, escolher a Cristo, abandonar o pecado, abraçar a verdade, receber o evangelho, crer e ser salvo?

Se você disser que sim, então você não entende a natureza pecaminosa do homem e sua terrível condição de cegueira e rebeldia. É uma mentira que há bondade no homem. Há uma total incapacidade de compreender Deus. “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer” (João 6:44).

Ouço pessoas falando positivamente sobre Deus: “Deus te abençoe”, falando de um Deus que elas odeiam. Por que eu digo que eles odeiam a Deus? Porque elas odeiam seus mandamentos, seus padrões morais, odeiam a Escritura, odeiam a justiça e estão confortáveis com o pecado e a iniquidade.

Você ouve as pessoas dizerem: “Eu amo a Deus e eu sou um cristão, apesar de eu viver no pecado”. Mas elas não amam a Deus; não conhecem a Deus. Inventaram um deus que tolera suas iniquidades. E quando um cristão verdadeiro apresenta a elas o verdadeiro Deus que confronta o pecado, o ódio que elas têm para com Deus se vira também contra o cristão.

Você só pode conhecer a Deus se conhecer a Cristo. Ele é o único caminho para Deus (João 14:6). Você não pode vir a Cristo e confessá-Lo como Senhor a menos que o Espírito Santo lhe permite fazê-lo (I Coríntios 12: 3). Clame a Deus para ter misericórdia e dar-lhe vida, se você não conhece o Deus da Bíblia. Você nasceu um rebelde; você nasceu hostil; você nasceu um inimigo dele. Você pode amar um deus de sua própria criação que o tolera do jeito que você é, mas não é o verdadeiro Deus. Veja a sequência abaixo:

Se eu não viera, nem lhes houvera falado, não teriam pecado, mas agora não têm desculpa do seu pecado. Aquele que me odeia, odeia também a meu Pai. Se eu entre eles não fizesse tais obras, quais nenhum outro tem feito, não teriam pecado; mas agora, viram-nas e me odiaram a mim e a meu Pai (João 15:22-24).

O que isso significa? Ele não está dizendo que não teriam pecado no geral, “porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23). De qual pecado Jesus se refere então? O pecado de rejeitá-lo como Senhor. Esse é o pecado que conduz ao inferno. Eles haviam rejeitado Deus como revelado no Antigo Testamento, e agora eles também rejeitaram a revelação plena de Deus no Novo Testamento (Hebreus 1:1-3).

Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça? Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo (Hebreus 10:28-31).

Odiar a Deus na revelação plena de Cristo é trazer a si mesmo um julgamento eterno de grau muito maior, muito terrível. Cristo veio e revelou Deus de um modo que Ele nunca tinha sido revelado antes. Assim o Senhor os ensina dizendo que o mundo odeia a Deus, odeia a ele e odeia a todos que andam com ele.

Quarta razão do ódio do mundo aos verdadeiros cristãos: Para cumprir as escrituras.

“Mas é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Odiaram-me sem causa” (v.25). Jesus citou isto do Salmo 69. O Salmo 69 é um salmo messiânico. É um salmo que aguarda com expectativa o Messias. Muitas coisas no Salmo 69 sobre Cristo são indicadas no Novo Testamento.

O Salmo 69:4 diz isto do Messias: “Aqueles que me odeiam sem causa são mais do que os cabelos da minha cabeça; aqueles que procuram destruir-me, sendo injustamente meus inimigos…”. Deus predisse o ódio sobre o Messias. Antecipou que eles iriam odiar Seu Filho. Antecipou que eles iriam matar seu filho (Isaías 53), e que tudo isto fazia parte de seu plano redentor.

Pelo plano de Deus, eles mataram seu filho. O ódio dos homens contra Jesus estava no plano. Nada pegou Deus de surpresa. Você está lembrado do discurso de Pedro no dia de Pentecostes?

Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos; Ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela (Atos 2:22-24).

Estava dentro do propósito de Deus o ódio dos homens perdidos contra Cristo e a morte dele na cruz. Você está lembrado da oração dos Apóstolos em meio às duras perseguições que estavam sofrendo?

Levantaram-se os reis da terra, E os príncipes se ajuntaram à uma, Contra o Senhor e contra o seu Ungido. Porque verdadeiramente contra o teu santo Filho Jesus, que tu ungiste, se ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel; Para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho tinham anteriormente determinado que se havia de fazer (Atos 4:26-28).

Tenho certeza que os discípulos estavam olhando um para o outro e se perguntando: – Como vamos sobreviver a isso? Como vamos dar frutos que permanecem eternamente? A resposta está nos dois últimos versículos do capítulo 15 de João:

Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim. E vós também testificareis, pois estivestes comigo desde o princípio.

Como eles iriam superar a perseguição? Como eles iriam superar o ódio? Pelo poder de quem? Do Espírito Santo. E assim, pelo poder do Espírito Santo, os crentes têm espalhado a mensagem do evangelho por todo o mundo.

Pai, somos gratos, mais uma vez, pela verdade das Escrituras. Tão profunda. Tão poderosa. Tão rica. Ajuda-nos, Senhor, a entender como é o mundo para nós. Nós cremos que sempre triunfaremos em Cristo Jesus. No mundo, teremos tribulações, mas O Senhor venceu o mundo. Pai, concede-nos sempre a oportunidade, mesmo em um mundo que nos odeia, de pregar a verdade, de proclamar o evangelho. O que quer que possa vir de rejeição e perseguição, que possamos continuar fiéis. Ajuda-nos a sempre nos lembrar das maravilhosas palavras de nosso Senhor Jesus nas bem-aventuranças:

“Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós”.

O Senhor prometeu recompensar seus servos perseguidos e fiéis com bênçãos eternas.
Que possamos ser fiéis. Em nome de nosso Salvador. Amém.


Clique aqui leia a continuação desse assunto no sermão seguinte de John MacArthur.


Esta é uma série de sermões traduzidos de John MacArthur sobre todo o Evangelho de João.
Clique aqui e acesse o índice ordenado por capítulo, com links para leitura.


Este texto é uma síntese do sermão “Why the World Hates Christians, Part 2”, de John MacArthur em 11/10/2015.

Você pode ouvi-lo integralmente (em inglês) no link abaixo:

http://www.gty.org/resources/sermons/43-86/why-the-world-hates-christians-part-2

Tradução e síntese feitos pelo site Rei Eterno


Compartilhe

You may also like...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.