Os Recursos Espirituais Dados Por Cristo – 1


Este é o primeiro de uma série de 4 sermões sobre os recursos prometidos por Cristo a seus discípulos. Veja links no fim deste texto


João 14
15 Se me amais, guardai os meus mandamentos.
16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
17 O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
18 Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
19 Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.
20 Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.

Na noite antes da morte de Jesus, os discípulos estavam preocupados. Estavam confusos sobre um monte de coisas. Eles não entendiam por que Jesus iria morrer se Ele era realmente o Messias. Eles entendiam o Messias como um homem humanamente poderoso e que restauraria um reino humano a Israel.

Eles não entenderam como um deles havia de traí-lo. Eles não entenderam porque Jesus disse que Pedro o havia de negá-lo por três vezes.
Enfim, estavam em meio a uma forte confusão na mente deles, e acima de tudo uma forte tristeza por Jesus ter dito que iria deixá-los, e eles não poderiam ir com ele naquele momento.

Jesus então começa a confortá-los:

  • Ele os consolou, em primeiro lugar, dizendo – “Bem, veja, homens, eu estou indo embora para preparar um lugar para vocês na casa do Pai e então eu vou voltar e pegar vocês” (João 14:1-6). Uma promessa consoladora e tremenda.
  • Ele revelou-lhes mais uma vez que Ele era Deus. Mesmo que eles não podiam entender tudo, Ele era Deus e eles podiam confiar Nele (João 14:8-11)
  • Ele revelou-lhes, não só que Ele era Deus, mas que, apesar de sua ida, eles não teriam uma perda de poder e que eles fariam coisas maiores do que ele mesmo tinha feito (João 14:12).
  • E mais, Ele lhes disse: “Mesmo quando eu deixar vocês, eu estarei suprindo suas necessidades” (João 14:13-14).

Eles deveriam estar perturbados e perguntando-se: “Como é que vamos conseguir algo? O mundo nos odeia, estamos condenados ao ostracismo da sociedade por nossa fidelidade a Jesus. Estamos em apuros e Jesus diz- eu estou indo embora”.

Com ternura e amor Jesus continua confortá-los dando-lhes cinco promessas sobrenaturais a partir do versículo 15.
Ele promete-lhes um ajudador sobrenatural, uma vida sobrenatural, uma união sobrenatural, um professor ou instrutor sobrenatural e uma paz sobrenatural.

Para quem Jesus deu essas promessas? “Se me amais, vós guardareis os meus mandamentos” (v.15). As promessas são para aqueles que amam a Jesus Cristo, cujo amor torna-se evidente pela obediência. Só os crentes, que amam a Jesus Cristo, e tem suas vidas marcadas pela obediência recebe as bênçãos prometidas.

E, como resultado disso, versículo 16: “E eu rogarei ao Pai”.
Ele disse: “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor” (João 15:10).

Jesus disse: “Eu sou a ilustração viva do princípio do amor. Já provei a vocês o meu amor pelo Pai, obedecendo a seus mandamentos. Da mesma maneira, vocês irão provar seu amor por mim obedecendo aos meus mandamentos”. A prova do verdadeiro amor está na obediência. É um princípio irrevogável do evangelho.

Os Apóstolos amavam Jesus. Não há nenhuma dúvida sobre isso. E, neste ponto, eles estavam mostrando o seu amor por sua dor. O amor pode ser demonstrado pelo sofrimento, pelo menos em uma base superficial.

Ele está redirecionando sua afeição… Como se dissesse: “O seu amor por mim a partir de agora não vai ser manifestado pela dor, mas ele vai se manifestar pela obediência por tudo o que vos tenho ordenado”. E esse é o verdadeiro teste do amor. Não é um amor demonstrado por um sentimentalismo ou algum tipo de tristeza. O amor é demonstrado por uma ansiosa, alegre e ativa obediência a Cristo. Uma marca do verdadeiro discípulo.

E, em seguida, amando uns aos outros, mostrando ao mundo que nós pertencemos a Cristo. Não à toa, após a ressurreição, em sua primeira carta, João escreve duas afirmações:

“Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade” (I João 2:4).
“Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso” (I João 4:20).

Você pode questionar: “Quais são os mandamentos de Cristo?”. Toda a revelação de sua vontade no Novo Testamento. Tudo o que ele deu como um preceito, um princípio, um padrão ou uma ordem. E acima de tudo:

Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo (Lucas 10:27).

Ele disse aos homens para crer nele, não foi? (João 6:29). E é aí que tudo começa. O início de obediência começa quando você crê em Jesus Cristo e o recebe como Senhor. Então o restante é mais fácil.

Então, quem se qualifica para as cinco bênçãos sobrenaturais? É aquele que legitimamente, honestamente e verdadeiramente ama a Jesus, um amor demonstrado pela obediência.

A primeira bênção sobrenatural: A promessa de um ajudador sobrenatural.

João 14
15 Se me amais, guardai os meus mandamentos.
16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
17 O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

Uma promessa tremenda. Os discípulos que estavam à beira do desastre total e sem ideia de onde viria ajuda depois que Jesus partisse. E nesse ponto Jesus fala da promessa do Espírito Santo. É o maior dom que Cristo deu ao crente depois da salvação.

Jesus diz: ”E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre” (v.16). A palavra consolador, usada no texto, vem do grego “Parakletos”, que quer dizer “chamado para o lado de alguém” ou seja, para ajudar.

“Parakletos” também era usado em um tribunal para denotar o defensor e o advogado. Então, em geral, aquele que pleiteia a causa de outrem, intercessor, advogado e em sentido mais amplo, significa “ajudador, auxiliador, consolador”.

Era exatamente esta pessoa que Jesus prometeu enviar aos discípulos. Que promessa tremenda e maravilhosa!
Jesus foi, de fato, o primeiro “Parakleto”. O que ele está fazendo? Consolando-os. O que Ele fez por três anos com aqueles homens? Ajudou-os. Andando com eles… Seu companheiro constante.

Muitos anos depois João diz: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo” (I João 2: 1). E a palavra “advogado” usada aqui é a mesma palavra “Parakletos”.

Jesus é o Consolador original, o “Parakleto” original, o ajudante inicial. E quando Ele foi embora, Ele enviou outro “Parakleto”. Agora, você como um discípulo de Jesus, tem dois “Parakletos”: O Espírito de Deus dentro de você na terra e Cristo, o Filho de Deus, à direita do Pai no céu. E Ele ressalta: “Para que fique convosco para sempre”. Tremendo isto!

Quem é esse Consolador? Bem, a resposta está no versículo 17: “O Espírito da verdade.” O Espírito Santo é uma pessoa, tanto quanto Jesus também é uma pessoa. Não é apenas um poder místico, mas uma pessoa. Ele é parte da Trindade Santa. Ele é Deus.

Você pode questionar: “Por que Ele é chamado de Espírito da Verdade?”. Veja João 16:13-14:

Mas, quando vier aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.” O Espírito Santo é o Espírito da verdade. Sem ele os homens não podem conhecer e compreender a verdade.

Em seguida, Jesus continua a dizer que “o mundo não pode receber o Espírito Santo porque não o vê nem o conhece”. O mundo desconhece a obra do Espírito, assim com não conhece a Jesus: “Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu” (João 1:10). Os incrédulos não têm nenhuma maneira de ver o operar do poder do Espírito Santo, assim como não têm capacidade de discernir quem é Cristo.

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente (I coríntios 2:14).

O conhecimento religioso e hipócrita serviu apenas para concluir que Jesus era do inferno (Mateus 12:24), que sua obra era feita por meio de Satanás, quando era feita pelo poder do Espírito Santo (Atos 10:38). Quando os líderes religiosos atribuíram as obras de Cristo a Satanás, Jesus disse que tinham blasfemado contra o Espírito Santo (Mateus 12:24,31-32), pois o Espírito Santo agia em Jesus.

Jesus questionou a eles, dizendo: “Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra. Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai” (João 8:43-44). Pois “ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo” (I Coríntios 12:3). É uma verdade simples.

As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito… (I Coríntios 12:9-10).

Nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus (I Coríntios 2:12).

Não há como o homem natural sequer compreender a verdade de Deus. Só através do poder do Espírito Santo. No final do v.17 Jesus diz que o mesmo Espírito que estava com ele estaria nos discípulos: “mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós”.

No batismo de Jesus, o Espírito Santo desceu sobre Ele como uma pomba. O Espírito Santo estava se movendo através de Cristo por todos os anos de seu ministério e de sua vida. E Jesus estende esta bênção a todos os que o seguissem. Tremenda promessa! Isso mostra a diferença entre a era do Velho Testamento e era do Novo Testamento: A presença do Espírito e a habitação do Espírito no povo de Deus. Paulo escreveu: “Vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus…” (I Coríntios 6:19)

Ele vive dentro de nós. Que privilégio! Maravilhosa graça de Deus! Ele plantou sua própria essência em nós! Nós temos um ajudante sobrenatural, não ao redor, mas dentro de cada um de nós. Que pensamento tremendo! Em Cada momento de sua vida, cada segundo de sua existência nesta terra como um crente e por toda a eternidade, você tem a presença do Espírito Santo dentro de você! Tremenda verdade!

Em segundo lugar, temos uma vida sobrenatural. Versículo 18: “Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós”.

Agora Ele diz que eu pessoalmente voltarei até vocês. Aqui está uma outra promessa maravilhosa! Ele acabou de dizer que eu iria enviar outro Consolador. Que promessa! “Eu estarei de volta!” Ele está dizendo: “Eu vou morrer, mas é só por um tempo. Vou ressuscitar e estarei de volta com vocês”.

Ele não está falando sobre o arrebatamento. Note que ele diz: “Eu voltarei para você”. Se fosse o arrebatamento ele diria: “Eu voltarei por você”. Ele não está falando de sua presença física depois da ressurreição. Seriam apenas 40 dias. E ele prometeu após a ressurreição: “Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mateus 28:20).

Ele está dizendo: “Eu vou estar de volta no Espírito interior”. Quando o Espírito de Deus veio residir em sua vida, Cristo veio também. Ele estava falando de sua presença como a habitação do Espírito. Uma verdade maravilhosa! Cristo e a igreja são inseparáveis. Ele é a cabeça do corpo. Cada crente é um membro do corpo de Cristo (I Coríntios 12:27).

“Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis” (v.19). Ele promete-lhes a vida ressurreta. Se eles viriam a obra sobrenatural de Cristo, eles teriam que estar vivos espiritualmente.

Há um aspecto futuro referente a nossa grande esperança da ressurreição, mas o significado principal aqui é imediato. O ajudante está chegando. Cristo está voltando para habitar neles pelo Seu Espírito. O mundo não vai vê-lo, o mundo não vai saber, mas o crente saberá.

Por quê? Porque eles estarão vivos espiritualmente, conhecendo o que se passa na dimensão espiritual. Cristo disse – Eu vou voltar e vou plantar minha vida em você… porque eu vivo, vós também vivereis. Ele completa: “Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós” (v.20). Tremenda verdade!

A vida eterna não é apenas algo futuro, mas algo que faz você eternamente sensível ao que Deus está fazendo. O que Cristo dá a sua igreja? O que Ele dá a todos os que o amam? Primeiro de tudo, um ajudante sobrenatural. E em segundo lugar, uma vida sobrenatural. Estamos vivos para o que Deus está fazendo. Estas são as coisas que Cristo nos deu.

Quais a consequências prática na vida de um homem com um coração grato por estas promessas maravilhosas? Um Amor a Cristo evidenciado pela obediência à sua Palavra.

Nosso Pai, esta manhã nós somos gratos por estas duas verdades tremendas.
Obrigado por nos fazer vivos para o que o Senhor está fazendo neste mundo.
Oh, que coisa maravilhosa é ver sua presença e seu poder se movendo dentro de nós.
Nós Te agradecemos pelo ajudante sobrenatural, o doce Espírito Santo.
Nós Te agradecemos pela vida sobrenatural que nos deste.
Deus, ajuda-nos a perceber o privilégio que temos e que haja em nós um coração sério e comprometido contigo.
Que nunca nos rebaixemos para as coisas de Satanás quando podemos avançar nas coisas divinas.
Que nunca possamos dar lugar para as coisas do mundo quando todas as bênçãos da eternidade são nossas.
Deus, ajuda-nos a sermos de outro mundo. A vivermos sob influência do Reino dos Céus.
A termos sensibilidade para as coisas celestiais e por tudo que o Senhor está fazendo neste mundo.
Com o coração cheio de amor e gratidão, nós te agradecemos em nome de Jesus. Amém.


Esta é uma série de 4 sermões sobre os recursos prometidos por Cristo a seus discípulos. Veja links abaixo:

Os Recursos Espirituais Dados Por Cristo – 1
Os Recursos Espirituais Dados Por Cristo – 2
Os Recursos Espirituais Dados Por Cristo – 3
Os Recursos Espirituais Dados Por Cristo – 4


Esta é uma série de sermões traduzidos de John MacArthur sobre todo o Evangelho de João.
Clique aqui e acesse o índice ordenado por capítulo, com links para leitura.


Este texto é uma síntese do sermão “The Comforter Is Coming, Part 1”, de John MacArthur em 04/07/1971.

Você poderá ouvi-la integralmente (em inglês) no link abaixo:

http://www.gty.org/resources/sermons/1546/the-comforter-is-coming-part-1

Tradução e síntese feitos pelo site Rei Eterno


 

Compartilhe

You may also like...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.