O Dia em Que a Luz Foi Embora

O capítulo 12 do evangelho de João descreve ao fim do ministério público de Jesus. Esta é a conclusão do apelo de Jesus a Israel e de agora em diante ele lidou apenas com aqueles que creram e o amaram até sua morte e após sua ressurreição.

Quantos já ouviram a verdade e se recusaram a crer? Essa é uma questão importante. Deus disse: “Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem” (Gênesis 6:3). Veio o dilúvio, mais tarde desceu fogo sobre Sodoma e Gomorra, a Babilônia caiu e depois Roma e assim por diante, até que finalmente Deus vai destruir o mundo inteiro. Deus não vai lutar infinitamente com o homem. Chega um momento em que a graça terminará e começará o julgamento.

João 12

32 E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim.
33 E dizia isto, significando de que morte havia de morrer.
34 Respondeu-lhe a multidão: Nós temos ouvido da lei, que o Cristo permanece para sempre; e como dizes tu que convém que o Filho do homem seja levantado? Quem é esse Filho do homem?
35 Disse-lhes, pois, Jesus: A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai.
36 Enquanto tendes luz, crede na luz, para que sejais filhos da luz. Estas coisas disse Jesus e, retirando-se, escondeu-se deles.
37 E, ainda que tinha feito tantos sinais diante deles, não criam nele.

Jesus faz um último apelo para Israel. E então ele se ausentou deles de forma definitiva. E a partir de agora, ele compartilha suas horas antes de sua morte e após a sua ressurreição com aqueles que são os seus próprios discípulos que o amava.

Israel recusa Jesus e a chamada é silenciada por Deus. Jesus Cristo veio a este mundo, nascido de uma virgem. Ele era Deus em carne humana. Ele viveu discretamente em humildade entre os homens na Nazaré. Após 30 anos oculto, ele anunciou a Israel que era Deus, o Cristo vivo, a Água Viva, o Pão da Vida, A Luz do Mundo, o Bom Pastor, a ressurreição e a vida.

  • Ele ofereceu aos homens um Reino espiritual baseado em arrependimento e fé, mas os homens recusaram.
  • Ele provou quem era por milagres maravilhosos, palavras incomparáveis, humildade e amor intenso. E os homens o recusaram.
  • Ele ofereceu aos homens o perdão, o amor, graça, paz, esperança, bênção, vida em abundância, alegria, vida eterna e todas as outras coisas que eram possíveis pela bondade de Deus, mas os homens ainda assim o recusaram.

Eles duvidaram Dele, o negaram, o odiavam e tentaram matá-lo. Eles conspiraram contra ele. E, finalmente, eles o executaram por crucificação. E o comentário astuto de Pilatos, o covarde universal, foi: “Não acho culpa alguma neste homem” (Lucas 23:4). “Eu sou inocente do sangue deste justo” (Mateus 27:24). Mas, de forma sinistra, o povo bradou: “O sangue dele caia sobre nós e sobre nossos filhos” (Mateus 27:25).

O puro, amável, sem pecado, todo-amoroso Jesus Cristo, o Messias de Deus, a água, o pão, a vida, o pastor foi rejeitado, odiado e depois morto.

Ele estava prestes a reinar a partir de uma cruz. Ele faz um último apelo final, um convite final. Então vamos ver as causas fatais da incredulidade de Israel e, por último, as consequências eternas da fé ou da incredulidade.

Nos versículos 35 e 36 de João 12 Jesus faz uma última chamada para fé. Jesus tinha sido saudado como um rei. Mas quando ele começou a falar sobre sua morte, de repente, as esperanças da multidão foram destruídas. A multidão não podia entender um Messias morto. Ela o queria liderando uma revolução através de sinais poderosos.

Então perguntaram: “Quem é esse Filho do Homem? Você não é aquele profetizado no Antigo Testamento. Quem é você? Deus nos prometeu um Messias vivo, um rei, você diz que vai morrer. Você não é o Messias do Antigo Testamento”. Era a última gota, um Messias morto, eles concluíram que Jesus era um impostor digno de morte.

Mas Jesus, movido por intenso amor, lhes dá mais um convite. Uma espécie de um último grito. Não é tempo para um diálogo, é hora de uma última intimação. “A luz ainda está convosco por um pouco de tempo” (v.35), referindo-se a si mesmo como a luz. “Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai” (v.35). Israel estava perdendo aquilo que eles estava procurando em toda a sua história. A luz estava indo embora e Israel ficaria em escuridão

Ele usou a frase “um pouco de tempo” várias vezes (João 7:33; 13:13; 14:19; 16:16-19). Havia uma pequena quantidade de tempo para os homens ouvirem e responderem a Ele. A luz estava para ir embora. E Jesus chora no capítulo 12, “Oh Israel, creia enquanto a luz está aqui!” O dia da salvação estava chegando ao fim. O sol começava a se pôr e as trevas estavam chegando.

Naqueles dias homens de deslocavam a pé. Eles tinham que caminhar para onde quer que necessitassem ir. E um dos problemas era a impossibilidade de se andar à noite, porque ninguém podia ver. Os deslocamentos tinham que ser feitos na presença da luz do dia. Isso é essencialmente o que Jesus está dizendo: “Caminhem pela fé antes que a luz seja tirada, para que vocês não fiquem perdidos na escuridão permanente”. Ele já havia dito:

Eu retiro-me, e buscar-me-eis, e morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, não podeis vós vir. Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados” (João 8: 21,24).

Jesus advertiu-os que eles estavam indo para morrer em seus pecados. E isto ele faz agora como um último alerta a Israel. As trevas do medo, do pecado, da culpa e a escuridão da solidão serão permanentes onde Ele não estiver presente.

E este não foi um alerta somente para Israel. “Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações” (Hebreus 3:15). A graça passa. Passou para o mundo do tempo de Noé. Passou para Israel. Passou para as nações em todo o Antigo Testamento. E ele pode passar para qualquer indivíduo hoje. Houve um tempo em que Deus entregou Israel ao julgamento. Deus fez isso muitas vezes.

Neemias 9
30 Porém estendeste a tua benignidade sobre eles por muitos anos, e testificaste contra eles pelo teu Espírito, pelo ministério dos teus profetas; porém eles não deram ouvidos; por isso os entregaste nas mãos dos povos das terras.

Aqui Deus usou os povos da terra como instrumento de duro juízo contra Israel. Em outras ocasiões Deus havia usado Israel como instrumento de juízo sobre outros povos.

Oseias 4
17 Efraim está entregue aos ídolos; deixa-o.

“Efraim” é o nome para Israel utilizado aqui. “Efraim está entregue aos ídolos.” Agora, a próxima declaração é chocante, “Deixa-o “. Percebeste isso? Israel foi atrás de ídolos, Deus disse para deixá-los sozinhos, sem graça. Essa é a sua escolha. Deus os abandonou.

Isaías 63
10 Mas eles foram rebeldes, e contristaram o seu Espírito Santo; por isso se lhes tornou em inimigo, e ele mesmo pelejou contra eles.

Israel rejeitou sua graça e Deus se lhes tornou em inimigo e ele mesmo pelejou contra eles. Deus não age passivamente, mas ativamente contra o homem que o rejeitou. Isto é grave e assustador.

Romanos 1
24 Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si.
32 Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.

Deus olhou para um mundo pecador e os entregou aos desejos pecaminosos. Ele deixou-o ir rumo à morte eterna. Uma sentença. Deus abandonou os ímpios na dureza de seus corações.

Hebreus 10
26
Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,

27 Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.
28 Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.
29 De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?
30 Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo.
31 Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.

Quando um homem rejeita repetidamente a salvação oferecida em Jesus Cristo, ele se coloca para a vingança e o julgamento de um Deus irado.
É uma coisa muito séria. A graça termina e a ira de Deus se volta contra aqueles que endureceram o coração contra ele.

Assim, quando olhamos para João 12, vemos que Jesus está advertindo Israel. E Deus ainda adverte os homens de hoje. Se você tem qualquer desejo de seguir a Jesus, vá a ele, antes que a luz se apague e a escuridão permanente paire sobre você. Quando um homem crê em Jesus Cristo e o recebe como Senhor, a luz da verdade que vem de Deus inunda toda a sua vida e ele se torna irradiador desta luz.

Em todo o Novo Testamento, os discípulos de Jesus são chamados de luz. Jesus disse: “Vós sois a luz do mundo” (Mateus 5:14). Nós não só recebemos a luz, mas a refletimos a luz ao mundo em trevas. Porque o mundo está em trevas? 

O  deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus (II Coríntios 4:4).

Portanto, há um convite simples. A chamada final para o povo de Israel e para todos os homens a crer enquanto eles têm a luz, antes que Deus remova a luz. “Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação (II Coríntios 6:2). O tempo para vir a Jesus Cristo é hoje, agora, enquanto a graça de Deus ainda está estendida para você, porque ela um dia será retirada.

E assim, Jesus adverte Israel e, em seguida, vem uma declaração assustadora no final do versículo 36: “Estas coisas falou Jesus e… qual é a palavra seguinte? … Partiu e escondeu-se deles.” É um trágico versículo. O fim de todo o ministério de Jesus Cristo. Ele partiu. E eles foram para o templo no dia seguinte (Lucas 21:38), e eles esperaram por ele, mas ele nunca apareceu. Jamais voltou ali. Tinha acabado.

Não era apenas uma nuvem encobrindo o sol, o sol se pôs. Era isso. “Eu retiro-me, e buscar-me-eis, e morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, não podeis vós vir” (João 8:21) Então, um veredicto sobre Israel. Seu Messias havia chegado. O Messias tinha ido. E com exceção de algumas almas fiéis, Israel não creu. Eles viram todas as evidências e decidiram que Cristo deveria ser morto. Para eles, Jesus não poderia ser o Messias.

João 12
37 E, ainda que tinha feito tantos sinais diante deles, não criam nele;
38 Para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías, que diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor?
39 Por isso não podiam crer, então Isaías disse outra vez:
40 Cegou-lhes os olhos, e endureceu-lhes o coração, A fim de que não vejam com os olhos, e compreendam no coração, E se convertam, E eu os cure.
41 Isaías disse isto quando viu a sua glória e falou dele.
42 Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga.
43 Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus.

Jesus não falou mais a partir de então. Embora existam algumas declarações feitas por Jesus, João está apenas recordando em uma espécie de um resumo do ministério de Jesus. O resto deste capítulo é João reiterando as palavras de Cristo. E nas palavras de João temos duas ideias finais, as causas fatais da incredulidade e as consequências eternas da incredulidade.

CAUSAS DA INCREDULIDADE DE ISRAEL

Por que Israel não creu? Os versículos de 37 a 43 são muito, muito fortes. Se o Messias era tão bom e seus milagres eram tão evidentes que qualquer um creria, por que não Israel creu? Qual era o problema? Parece ridículo que uma nação inteira de pessoas rejeitaria tais provas óbvias. Muitos críticos põe a Bíblia em dúvida e dizem que vários milagres não aconteceram.

“E, ainda que tinha feito tantos sinais diante deles, não criam nele” (v.37). Jesus operou muitos milagres e foi isto que encantou as multidões. Porém o deus deste mundo cegou os entendimentos dos que não creem. Satanás tem cegado os homens. Os homens têm endurecido seus corações. Eles sabiam que os milagres de Cristo aconteceram, mas eles amavam mais glória dos homens do que a glória de Deus (v. 43-44). Eles fizeram a sua escolha em sua incredulidade.

E os homens de hoje estão no mesmo barco: Recusando Jesus Cristo. Isso não significa que Jesus Cristo não é real, mas que os homens estão acorrentados nos grilhões da cegueira espiritual. Então, João, lembra-nos cuidadosamente de que o problema não era com Cristo, mas com os corações insensíveis e duros dos homens. Mas note que João, em seguida, dá duas causas para a descrença nos seguintes versos. E estes são muito, muito difíceis de entender para a mente natural.

Ele projetou que isso seria uma realidade. Isto não foi e nem é um acidente. Nada jamais pegou Deus de surpresa. Deus nunca foi, não é e nunca será vítima de ninguém. Eles não creram e, portanto, foi cumprida a Palavra de Deus. Isso é soberania.

E, de fato, no versículo 38 registra as palavras de Isaías no capítulo 53, “Senhor, quem creu na nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor?” Em todo este capítulo, Isaías está falando do Messias.
O braço do Senhor significa seu poder, todos os milagres e toda a onipotência de Jesus Cristo. Eles não creram. Isto não foi um acidente. Deus planejou que fosse assim. A ordem divina exige que aqueles que deliberadamente são duros de coração serão ainda mais endurecidos.

Faraó, por exemplo, endureceu o seu coração: “Porém o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o Senhor tinha falado” (Êxodo 7:13). Você sabe o que Deus fez? Deus o endureceu mais: “Porém o Senhor endureceu o coração de Faraó…” (Êxodo 9:12).

Agora alguém diz: “Bem, isso é ridículo, Deus faz um monte de pragas e, em seguida, endureceu o coração de Faraó?”
Primeiro faraó escolhe endurecer seu coração, então Deus o endureceu para ele. E Deus diz em relação a Israel, “Eles não crerão.” Ele estava olhando o histórico de sua incredulidade, deixando-os em sua incredulidade.

Deus sabia que eles iriam rejeitar Jesus. A rejeição de Israel forneceu duas coisas: A morte de Cristo que trouxe a salvação. E a salvação que trouxe a igreja à existência. Israel estava no plano de Deus, mesmo em sua rejeição. Eles não entenderam o significado do que Jesus fez, mas não frustraram o plano de Deus, porque Deus tinha projetado seu plano sabendo de todas as coisas.

Agora, nos versículos 39-40 há é uma linguagem forte: “Por isso, eles não podiam crer”. Por quê? Deus, não Satanás, “cegou-lhes os olhos, e endureceu-lhes o coração, a fim de que não vejam com os olhos, e compreendam no coração, E se convertam, E eu os cure”. Satanás cegou-os em primeiro lugar, agora Deus está cegando-os em juízo.

Você sabe que Deus não permitiu a conversão de Israel? Deus realmente endureceu o coração de Israel:

Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis. Engorda o coração deste povo, e faze-lhe pesados os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os seus olhos, e não ouça com os seus ouvidos, nem entenda com o seu coração, nem se converta e seja sarado (Isaías 6:9-10).

Israel através de anos de insensibilidade para com Deus, de anos de rebelião, de anos de mau uso de prerrogativas divinas, de anos de abandono das instruções divinas, quando a verdade veio, não podia crer. Eles tinham uma história de incredulidade que gerou neles uma impossibilidade moral. Há muito tempo Israel tinha endurecido seu coração contra Deus e agora Deus endureceu Israel na incredulidade.

A terrível consequência do endurecimento diante das advertências de Deus é que Deus possa algum dia tirar sua graça e por juízo nos endurecer.
Deus é um Deus de amor. Ele adverte. Ele proclama as boas novas do evangelho. Ele afirma repetidamente aos homens as consequências da incredulidade. Ele lhes deu um sacrifício pelo pecado. Ele exorta-os a caminhar na luz.

Lembre-se que, versículo 35 Jesus pediu-lhes para andar na luz. Mas quando os homens, por sua própria decisão, rejeitam a Cristo, então e só então Deus endurece dos corações daqueles que não estão dispostos a crer. A rejeição pessoal torna-se o endurecimento de um juízo por parte de Deus. Então, no versículo 41: “Isaías disse isto quando viu a sua glória e falou dele.” Por que ele disse isso? Porque ele queria que as pessoas soubessem que essa profecia se referia a Jesus.

Eles recusaram a luz. Rejeitaram a verdade. Deus judicialmente os endureceu. Israel está endurecido até hoje, dois mil anos mais tarde.
Mas o que Deus fez a Israel não era nada novo para Deus. Ele fez isso na civilização pré-dilúvio, em Sodoma e Gomorra, em tantas outras situações e ele vai fazer novamente quando Jesus voltar para julgar nas nações.

E ele pode estar fazendo isso em você individualmente. Deus pode judicialmente abandoná-lo como um indivíduo por causa de suas recusas repetidas em receber sua graça.
“Buscai ao Senhor enquanto se pode”… o quê?… “achar”. “Invocai-o…” o quê?… “Enquanto Ele está perto” (Isaías 55:6). O homem que não crê pode chegar a um ponto em que não poderá mais crer. E isso é uma tragédia.

A segunda causa de incredulidade, não é um plano de Deus, mas uma escolha pessoal. Olhe-o nos versículos 42-43. “Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga. Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus.”

Eles não foram salvos. Eles creram, mas eles o recusaram porque amavam os louvores dos homens. Agora é uma escolha pessoal. Não só o plano de Deus. E os dois caminham juntos. [Clique aqui e Leia um sermão de John MacArthur sobre a soberania de Deus e a responsabilidade do homem]. 

Eles não queriam perder o seu lugar na sinagoga. E assim eles permaneceram presos em suas próprias regras.
Esse é um tipo de uma escolha trágica. Eles queriam a popularidade do mundo por alguns anos, e não a honra de Deus para sempre.

Há pessoas que preferem ter popularidade ao invés de salvação. Elas preferem fazer o que todo mundo está fazendo. Elas preferem viver do jeito que o resto das pessoas está vivendo. E então elas querem se esforçar para ser como o mundo e fazer o que o mundo faz. Viver como o mundo, viver de modo que o mundo possa aceita-las, para que elas tenham um pouco de popularidade, prestígio e posição. E você sabe o que elas recebem? Recebem a honra do mundo e a maldição de Deus para sempre. Escolha trágica.

Jesus disse: “Que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? (Marcos 8:36). Um homem que busca a glória do mundo está numa posição trágica: “A amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (Tiago 4:4).

  • E assim, duas causas para a incredulidade: Plano soberano de Deus e escolha pessoal.
  • E assim eles não acreditariam e assim não podiam acreditar. Eles escolheram a honra dos homens no lugar da honra de Deus.

Tudo se resume a isso, escolher qual honra que você quer. Se do mundo: Você torna-se inimigo de Deus. Se de Deus: “Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará” (João 12:26).

CONSEQUÊNCIAS ETERNAS DA INCREDULIDADE DE ISRAEL

João 12
44 E Jesus clamou, e disse: Quem crê em mim, crê, não em mim, mas naquele que me enviou.
45 E quem me vê a mim, vê aquele que me enviou.
46 Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.
47 E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.
48 Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia.
49 Porque eu não tenho falado de mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar.
50 E sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu falo, falo-o como o Pai mo tem dito.

Finalmente, as consequências eternas da crença e da descrença. Versículos 44-45, você não pode crer em Jesus Cristo sem crer em Deus e você não pode crer em Deus Pai, sem crer em Jesus Cristo. A única maneira de se conhecer a Deus é através de Cristo. Então, qual é o primeiro resultado eterno da fé? Um conhecimento pessoal de Deus e Cristo. Tremendo!

Em seguida, verso 45: Uma visão a respeito de Deus. Em Hebreus 1 diz-nos que Cristo é a imagem expressa da pessoa de Deus. Então, quando você conhece a Cristo, você conhece o Deus do universo. Essa é a primeira consequência da fé: Um permanente conhecimento de Deus.

Agora há mais algumas consequências. Versículo 46: “Eu sou a luz que vim ao mundo” para que? “todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas” Aqui está outra consequência da fé: Você não está nas trevas, mas na luz. Luz eterna.

Então, ele diz no verso 47, outra consequência: Ele não veio para julgar o mundo, mas se um homem recusar a Ele, então, o homem atribui a si próprio julgamento. Da próxima vez que ele vier será para julgar Você sabe o que vai julgar um homem sem Cristo? As palavras de Cristo. Elas vão se tornar um juiz daqueles que o recusaram (v.48). A palavra de Cristo é o juiz de todos os homens.

E Jesus declara em seguida: “Porque eu não tenho falado de mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar” (v.49). E ainda completa que a ordem do Pai é a vida eterna. Ele veio para isto.

Hebreus 12
25 Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus.

Jesus veio para salvar. Ele veio para dar luz. Ele veio para que aos homens conhecessem a Deus. Ele veio para oferecer aos homens a vida eterna. Se um homem se recusa crer nele, este homem está sob juízo. Rejeitá-lo e endurecer o coração pode significar que Deus vai endurecer seu coração ainda mais. Você não crê e em breve você não mais poderá crer. Israel teve um dia, e ele terminou. E assim poderá ser o seu.


Leia Também:


Esta é uma série de sermões traduzidos de John MacArthur sobre todo o Evangelho de João.
Clique aqui e acesse o índice ordenado por capítulo, com links para leitura.


Este texto é um resumo do sermão “The Day the Light Went Out”, de John MacArthur, em 25/04/1971

Você pode ouvi-lo integralmente (em inglês) no link abaixo:

http://www.gty.org/resources/sermons/1539/the-day-the-light-went-out

Tradução e síntese realizadas pelo Site Rei Eterno


Compartilhe

You may also like...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.