Visão ou Cegueira Espiritual?

João 9
35 Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus?
36 Ele respondeu, e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia?
37 E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo.
38 Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou.
39 E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos.
40 E aqueles dos fariseus, que estavam com ele, ouvindo isto, disseram-lhe: Também nós somos cegos?
41 Disse-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece.

Os versículos finais do capítulo 9 de João traz a conversa final entre Jesus e o cego de nascença a quem Jesus havia curado. Por não estar ajustado à religião, Jesus foi mais uma vez rechaçado pelos fariseus. E o cego, alvo da misericórdia de Cristo, e que até então passava despercebido, também passou a ser alvo da fúria da religião.

Ao longo de todo o evangelho de João, vemos Jesus Cristo declarando ser o Filho de Deus, o Messias que veio para ser o Salvador do mundo e ser o Cristo de Israel. Ele também expressou isto por meio de milagres e por seus próprios ensinos. E então, vemos como os homens o responderam: crendo ou ignorando ou desprezando ou rejeitando ou se enfurecendo contra ele.

A questão da cegueira é um assunto muito importante na Bíblia. Em toda a Escritura, a cegueira é uma metáfora espiritual e ela é usada para representar a incapacidade espiritual para ver a verdade, que procede somente de Deus. Um homem fisicamente cego não pode ver a revelação visível de Deus através da criação (Romanos 1: 19-20). Mas um homem espiritualmente cego não pode ver revelação invisível de Deus: o amor, a verdade, a santidade, o perdão, a bênção, a vida eterna, a graça, alegria, paz, etc.

  • Como o cego não vê o vasto azul do céu, assim o espírito cego não vê a grandeza da santidade e pureza de Deus.
  • Como o olho cego não percebe o manto verde que cobre a terra, assim o espírito cego não pode ver a graça de Deus.
  • Como o olho cego não vê a imensidão da criação, assim o espírito cego não vê o poder ilimitado de Deus.
  • Como o olho cego não pode ver a luz, o espírito cego não pode ver a luz do mundo, Jesus Cristo.

E assim, a cegueira se torna biblicamente uma metáfora que representa alguém espiritualmente na escuridão, incapaz de discernir Deus ou a verdade de Deus. E, infelizmente, a cegueira espiritual é a norma; visão espiritual, a exceção. A maioria está cega, uma minoria consegue enxergar.

II Coríntios 4
3 Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto.

Em outras palavras, aos que está escondida a verdade são aqueles que estão perdidos. Por quê? “O deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus”.

II Coríntios 4
6 Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.

Deus ordenou em seus filhos que a luz deve brilhar. Mas, no caso dos incrédulos, eles estão em trevas, suas mentes estão cegadas pelo deus deste mundo para evitar que a luz do evangelho brilhe neles. Quando o homem é liberto das trevas, ele tem os olhos da alma abertos para compreender a luz e a verdade de Deus.

Isso é claramente ilustrado quando Paulo disse ao rei Agripa que a obra de Cristo tem como objetivo “abrir os olhos dos homens, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em Cristo” (Atos 26:18). Essa foi a missão que Paulo recebeu do Senhor: levar o evangelho as pessoas espiritualmente cegas para que tenham visão espiritual.

Efésios 1
17 Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação;
18 Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos.

As Escrituras ensinam que só aqueles que conhecem e amam a Jesus Cristo têm visão espiritual. Há milhões de pessoas no mundo que são religiosas e não veem. São cegos. Os fariseus eram muito religiosos. E eles pensavam que tinham e sabiam tudo. Eles pensavam que podiam ver e compreender toda a verdade espiritual. Mas eles não sabiam nada. E não tinham nada além de uma religião. Eles eram totalmente cegos. A religião não pode dar visão alguma. A visão é dada por uma ação sobrenatural que procede do céu.

A cegueira espiritual é terrível, mas quando você adiciona à cegueira do homem perdido nas trevas uma cegueira religiosa, então você tem uma cegueira dupla. Uma cegueira com dupla dificuldade para a luz penetrar. É difícil tentar comunicar a verdade da luz para alguém cego pela herança do pecado, mas, pior ainda, é confrontar alguém que está duplamente cego por algum dispositivo religioso humano e satânico.

A religiosidade vazia pode deixar a mente do homem fora do alcance da luz. A mente pode ficar oculta sob uma dupla escuridão.
Não é de se admirar que os fariseus estavam diante de Jesus, mas não conseguiam enxergar quem Ele era. A religião os deixou duplamente cegos.

  • Pedro declara: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (I Pedro 2:9).
  • A luz é uma posse de Deus. “Deus é luz não há nele trevas nenhumas” (I João 1:5).
  • Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” (João 8:12).

I Tessalonicenses 5
4 Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão;
5 Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas.
6 Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios;
7 Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite.
8 Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação.

O mundo está dividido em dois grupos: os que estão em trevas, os cegos espiritualmente; e aqueles que têm visão, e podem ver espiritualmente. Não há meia visão. Não há parcialmente cego. Espiritualmente, ou você enxerga ou você é totalmente cego. E isso é tudo.

Jesus, no capítulo 8 do evangelho de João, confrontou os fariseus. Eles se enfureceram tanto com suas palavras que finalmente pegaram pedras para apedrejá-lo. E assim que eles pegaram estas pedras, Jesus simplesmente desapareceu da vista deles. E no seu caminho para fora do templo, Ele viu um mendigo cego. O mendigo cego não pediu nenhum favor, apenas estava sentado. Jesus decidiu por iniciativa divina soberana curar aquele homem, e Ele o fez.

O homem, depois de ter sido curado, declarou isto para seus conhecidos e parentes. Eles ficaram espantados. Eles o levaram imediatamente para os fariseus e disseram: “Ei, o que está acontecendo aqui? Como tudo isso aconteceu? A cura foi num sábado e isso era contrário às regras religiosas. Eles queriam ouvir o que pensavam os fariseus sobre aquela cura.

O cego finalmente foi questionado pelos fariseus. Em seguida, seus pais foram questionados. Em seguida, ele foi interrogado novamente. E eles se recusaram a acreditar que Jesus tinha feito isso porque os fariseus já haviam concluído que Jesus era um pecador.
Eles haviam decidido que Jesus não era o Filho de Deus e que Ele não passava de uma farsa. E que ele não poderia ter feito este milagre. Então eles negaram o testemunho do homem cego e o continuavam assediando. Quanto mais eles assediaram, mais forte o seu testemunho tornou-se.

E o ex-cego falou: “Se este não fosse de Deus, nada poderia fazer” e “responderam eles, e disseram-lhe: Tu és nascido todo em pecados, e nos ensinas a nós? E expulsaram-no” (João 9:33-34).
Eles não podiam tolerar seu testemunho de Cristo. Se alguém dissesse que Jesus era o Messias, eles o expulsavam da religião e do convívio social. E eles fizeram isso com aquele cego que foi curado por Jesus.

No verso 35 Jesus o encontrou. Ele já havia curado sua visão física, e agora Ele está prestes a curar sua cegueira espiritual. Ele está prestes a dar-lhe a visão espiritual.  Primeiro Jesus trata de visão espiritual, versículos 35 a 38. Em seguida, a cegueira espiritual, 39 a 41. Visão espiritual é ilustrada pelo mendigo. Cegueira espiritual ilustrada pelos religiosos fariseus.

Primeiro de tudo, vamos notar visão espiritual, versos 35 a 38. Existem quatro características da visão espiritual nesta passagem. Uma pessoa que pode ver espiritualmente realmente tem estas quatro características envolvidas nessa visão.  A visão espiritual nasce pela iniciativa divina. Em segundo lugar, ela requer fé. Em terceiro lugar, reconhece Cristo. Em quarto lugar, resulta em adoração.

A visão espiritual nasce por uma iniciativa divina

Primeiro de tudo, a visão espiritual nasce por uma iniciativa divina. Dar vista é obra exclusiva de Deus.  Agora olhe para o versículo 35. Jesus ouviu que tinham expulsado o cego que foi curado. Ele foi ao encontro daquele homem e pergunta: “Crês tu no Filho de Deus?”. Aquele cego nunca pediu para ser curado, nunca correu atrás de Jesus para encontrá-lo, e nunca procurou qualquer coisa. Cristo o procurou e o curou fisicamente, depois o procurou e o curou espiritualmente. Tudo foi iniciativa divina.

Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido (Lucas 19:10).
Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto… (João 15:16)

Ao longo de toda sua vida, Cristo estava sempre buscando os perdidos. É iniciativa divina que traz a visão espiritual. E o milagre da visão espiritual do mendigo dependia de um Salvador o buscando. Em João 5:38 Jesus busca e cura um homem inválido havia 38 anos. Jesus curou-o, disse: “Levanta-te, toma a tua cama e anda”. Ele levantou, tomou sua cama e andou. Logo se deparou com os fariseus, que disseram: “Espere um minuto, você não pode carregar sua cama no sábado. Solte sua cama. Quem lhe disse para levar sua cama?”

Tudo o que importava eram algumas de suas ridículas regras religiosas. A cegueira do legalismo. Um pouco mais tarde Jesus encontrou-o no templo. Ele tinha apenas começado o trabalho com a cura física. Ele foi ao templo e o encontrou, e falou com ele sobre a sua alma. E Ele faz a mesma coisa com o cego. Por iniciativa divina Ele o curou da cegueira física e por iniciativa divina Ele o procurou para curar de sua cegueira espiritual.

Você não pode começar a buscar a Deus antes que Deus o tenha procurado e se revele a você. Então, quando você o procura, você só procura experimentar tudo o que Ele já tem revelado a você. Jesus disse: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer” (João 6:44) O milagre físico e o milagre espiritual foram de iniciativa divina.

Um cego não tem capacidade para dar a si mesmo visão. O homem impotente não tem recurso para curar sua própria doença. Visão espiritual depende da iniciativa de Deus e do poder de Deus oferecidos pela soberana graça divina. Nenhuma quantidade de luz afeta a cegueira. Um homem cego em um quarto escuro é um homem cego tanto quanto num campo ensolarado. Você pode jogar a luz nos olhos de um cego, mas isto não o cura. Toda a luz do mundo não pode fazer os olhos do cego ver.

Os fariseus presenciaram coisas tremendas. Eles viram todos os milagres de Jesus, ouviram todas as Suas palavras, observavam sua pessoa, tinham toda a luz que Ele podia dar, mas não viram nada com os olhos espirituais. A única coisa que pode curar a cegueira espiritual é um milagre divino. Paulo diz que não há um homem busque a Deus (Romanos 3:11). Deus faz a busca. É uma iniciativa divina. A visão espiritual procede de uma iniciativa divina.

Aquele homem foi expulso. Ele realmente manteve sua posição. Ele não era ainda nem mesmo um discípulo, ele nem sequer sabia ainda quem era Cristo. Ele nem sequer sabia quem o Filho de Deus é. Tudo o que ele sabia era que Jesus curou os seus olhos. Ele entendeu que Cristo tinha algo de Deus. E você sabe o que isto lhe custou? Custou-lhe tudo. Eles lançaram-no fora da vida de Israel. Ele foi expulso da religião.

Ele não tinha dinheiro para comprar coisas básicas. Ele foi condenado ao ostracismo de toda a vida social de seu país. Seus pais temeram os fariseus e o deixou enfrentando a fúria da religião. Esse homem pagou o preço supremo para permanecer fiel a um homem chamado Jesus que ele nem sabia que era o Filho de Deus. Isto coloca a maioria dos cristãos em vergonha. Muitos receberam a plena revelação de quem Cristo é e não estão dispostos a ter uma posição firme que lhe custe alguma coisa.

A visão espiritual requer fé

Jesus perguntou-lhe uma pergunta importante: “Crês tu no Filho de Deus?” Ele não sabia quem era o Filho de Deus. O homem havia demonstrado ousadia. Ele tinha mostrado coragem. Ele havia declarado Jesus vinha de Deus. Ele havia declarado que Jesus era um profeta. Ele havia declarado que Jesus estava fazendo a vontade de Deus. E agora, Jesus diz: “Você crê no Filho de Deus?” Jesus está começando a dar-lhe plena revelação de quem ele é. Ele começou a lhe dar visão espiritual. Jesus pergunta: “Você crê”? Cristo tem a iniciativa. A visão espiritual começa na iniciativa divina.

Visão não só nasce na iniciativa divina, mas exige fé. Mas nós estamos envolvidos. Visão espiritual vem da iniciativa divina e do poder de Deus para dar-lhe. Mas temos de responder. Este é o equilíbrio da salvação. “Ele respondeu e disse: Quem é ele, Senhor, para que eu nele creia?”. Isso é fantástico.

Um homem pronto para a salvação. Tudo foi apenas uma questão de “Senhor, o que eu faço agora?”. Você diz: “Bem, como é que ele tinha tanta confiança em Jesus?”. Ele era um profeta. Ele disse que veio de Deus. Ele o fez ver. Aquele homem era apenas um feixe de fé que precisava de um objeto. Um coração preparado. Mas este homem era apenas a fé andando por aí procurando um lugar para ficar. Você pode contrastar esta atitude com a incredulidade, resistência e cegueira dos fariseus.

João 6
39 E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia.
40 Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.

A salvação acontece como resultado de Deus conceder a seus eleitos a salvação. Isso é eleição. Isso é predestinação. Se Deus não fizesse isto ninguém se salvaria. Por si mesmo nenhum homem buscaria a Deus. Agora há o lado humano. A salvação não é só dada pelo Pai, mas para todo aquele que crê. Então temos essas duas coisas. Elas existem juntos nas Escrituras e nunca estão harmonizados. São os dois lados da salvação: a vontade soberana de Deus e a resposta do homem.

  • [Nota: Clique aqui e leia um sermão de John MacArthur sobre A Soberania Divina e a Responsabilidade do homem].

A visão espiritual exige reconhecer Cristo

Ele reconhece Cristo: “E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo. Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou” (v. 37-38). Lembre-se que ele tinha acabado de dizer: “Quem é? Quem é esse Filho de Deus?” Ele creu Sem hesitação. Ele não fez perguntas do tipo: “Oh, Senhor, como eu sei? Oh, meu Deus, como posso ter certeza?” Nada disso. Ele simplesmente declarou: “Senhor, eu creio”. Tudo o que ele queria fazer era saber. Ele estava pronto. O iniciador de visão é Cristo. O objeto da fé é Cristo. Então, obviamente, alguém que está indo a Cristo tem que reconhecê-Lo. Qualquer um que vai ter visão espiritual deve reconhecer Cristo.

I Coríntios 2
9 As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.
10 Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
12 Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.

  • Você pode se perguntar: “Bem, como é que aquele homem que era cego reconheceu Jesus?”.
  • Você sabe como? Milagre divino. É isso mesmo, milagre divino.
  • A salvação é um milagre divino? É melhor você entender que sim.
  • Jesus não é visto pelos olhos do corpo, mas pelos olhos do espírito. Tudo na vida cristã é sobrenatural.
  • Jesus perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?” Eles disseram: “Oh, alguns dizem João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas..”
  • Jesus questionou, então: “Quem dizeis vós que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.
  • Como ele sabia disso? Jesus disse: “Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque isto não foi te revelado pela carne e o sangue, mas pelo meu Pai, que está nos céus.” (Mateus 16: 13-17).

Muitas vezes o Senhor declarou ser o Filho de Deus. Um pobre mendigo e cego reconheceu claramente o Filho de Deus. Mas os líderes religiosos, que pensavam que enxergavam tudo, não podia reconhecer seu próprio Messias. A visão espiritual vem de Deus e é dada ao homem com uma fé disposta. Não aos especuladores e incrédulos.

Ver a Cristo é tornar-se como Ele. Você sabia disto? Você sabia que a vida do cristão é tornar-se como Jesus?

Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor (II Cor. 3:18).

Isso é o que a vida cristã é. O homem se tornando como Cristo. O Espírito nos transforma à medida que olhamos para a Sua glória. Isto requer visão. Uma visão espiritual. Contemplar a Cristo é a essência da vida cristã.

A visão espiritual resulta em adoração

Olhe para o fim do verso 38: “E ele – o quê? – O adorou.” Visão espiritual completa. É interessante comparar com João 8:59, onde os fariseus pegaram pedras para o apedrejar. Jesus leva os homens aos extremos, não é? Temos um grupo com pedras nas mãos e um homem ajoelhado a Seus pés. Tudo resultado da mesma declaração.

Uma verdade tremenda: O que Deus começa Ele completa. Ele foi procurado pelo Senhor. Ele teve sua visão curada. Ele foi e testemunhou aos seus amigos. Os Fariseus o pegaram, interrogaram e o expulsaram de tudo. E Jesus o encontrou novamente, deu-lhe visão espiritual e ele caiu aos seus pés e o adorou.

Isso deve ser uma biografia espiritual para todo o crente salvo, para qualquer pessoa que conhece a Cristo. Procurado pelo Senhor, recebe visão espiritual, sai para testemunhar e compartilhar sua fé, é jogado para fora pelo mundo, condenado ao ostracismo do mundo e permanece sentado aos pés de Jesus Cristo o adorando. Isso é realmente o que deve ser a nossa biografia espiritual.

Então Jesus contrasta com ele a cegueira espiritual. Verso 39-41, a cegueira espiritual tem quatro características: Recebe julgamento, se recusa a admitir a sua cegueira, rejeita a visão quando é oferecida e resulta em condenação. Vamos olhá-los um de cada vez.

A cegueira espiritual recebe julgamento

O homem que é cego espiritualmente, Jesus diz, recebe o julgamento (v. 39) Jesus veio para dar visão para aqueles que sabiam que não podiam ver. Se um homem não reconhece sua cegueira, Cristo não pode dar-lhe a visão. E isso era o problema dos fariseus. Eles não admitiram sua cegueira. Quando Jesus vê este homem o adorando a Seus pés, Ele compara o coração humilde daquele mendigo com a hostilidade e o ódio dos fariseus.

Ele declara: “Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não veem vejam, e os que vêem sejam cegos”. Ou seja, veio para dar visão aos que sabem que são cegos e confirmar a cegueira daqueles que pensam que enxergam. Jesus veio para salvar o mundo e não julgá-lo. Ele não precisaria vir a este mundo para julgar. Mas a recusa de tão tremenda salvação traz consigo o juízo. Ele declarou que quem não crê nele já está condenado (João 3:18).

João 3
18 Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
19 E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.

A reação do homem para com Jesus Cristo determina seu próprio destino. Simeão disse, enquanto segurava o menino Jesus em seus braços: “Eis que este é posto para queda e elevação de muitos em Israel” (Lucas 2:34). Cristo não veio para julgar os homens. Aquele não era o propósito de Sua encarnação. Ele veio para salvar os homens. Mas se um homem não vê em Jesus algo para amar, ele estará condenando a si mesmo.

E se um homem não vê em Jesus algo para desejar, crer e colocar a sua fé, está condenando a si mesmo. Se um homem pensa que sabe tudo e não reconhece que Cristo é tudo, a sua própria cegueira o condenará. Jesus não veio para tornar as pessoas cegas, mas o resultado da Sua vinda evidenciou a cegueira espiritual de muitos. Confirmando-os cegos para o julgamento e condenação.

Observe duas palavras no final do versículo 39, “e os que vêem sejam cegos”. Essa é uma declaração judicial. Cristo veio a este mundo e onde Ele encontrou uma cegueira resultante da obstinação do homem. Uma decisão de não se querer ver. O que começa como uma rejeição voluntária a Cristo se torna algo que resultará em condenação eterna. O homem que não será salvo não pode ser salvo. Você pensa: “O que isso quer dizer?” Veja o texto abaixo:

Mateus 13
13 Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem.
14 E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, E, vendo, vereis, mas não percebereis.
15 Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure.

Eles fecharam suas mentes, eles fecharam os olhos, eles fecharam seus ouvidos. Eles não podem ser convertidos. Eles escolheram rejeitá-lo. Eles começaram rejeitando a Cristo e esta rejeição selou uma eternidade de trevas sobre eles. Terrível!

João 12
37 E, ainda que tinha feito tantos sinais diante deles, não criam nele;
38 Para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías, que diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor?
39 Por isso não podiam crer, então Isaías disse outra vez:
40 Cegou-lhes os olhos, e endureceu-lhes o coração, A fim de que não vejam com os olhos, e compreendam no coração, E se convertam, E eu os cure.

O que começou como uma cegueira intencional (Mateus 13:14-15), ou seja, por suas próprias vontades eles decidiram não crer, não ouvir e fechar os olhos, tornou-se uma cegueira judicial (João 12:38-40), ou seja, Deus trouxe juízo sobre eles, os fez cegos e duros de coração de um modo irrecuperável. Isso é uma coisa séria. Cegueira espiritual recebe o julgamento em virtude da própria escolha do homem. Um decisão intencional transforma-se em uma sentença eterna.

O cego espiritual se recusa a admitir sua cegueira

“E aqueles dos fariseus, que estavam com ele, ouvindo isto, disseram-lhe: Também nós somos cegos?” (v.40).

É uma pergunta no grego, que exige uma resposta negativa. Em outras palavras, eles estavam dizendo:

Nós, os grandes líderes de assuntos religiosos de Israel não somos como a plebe maldita que não conhece a lei. Você não quer dizer isso. Nós, os constituídos, guias reconhecidos do povo são cegos?”

Jesus diz: “Sim, vocês são cegos”. Mas o caso mais triste é ser cego e não saber disso. Eles não sabiam que eles eram cegos. Não sabiam. Uma posição trágica, sem esperança. Deus não pode fazer nada por alguém que é cego e pensa que vê.

O cego espiritual rejeita a visão

Jesus disse-lhes: “Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece” (v.41).
Em outras palavras: “Se vocês admitissem que são cegos, eu poderia ajudá-los, mas vocês estão presos em seus pecados porque vocês acham que podem ver”.
Esta é uma afirmação trágica. Eles eram tão cegos pelo pecado e não sabiam, e Jesus diz: “Eu não posso ajudá-los. Eu não posso fazer nada por vocês se vocês não reconhecerem que são cegos”.

A cegueira espiritual resulta em condenação eterna

Verso 41, “mas agora dizeis: Nós vemos.” A presunção deles dizia: “Sabemos tudo. Vemos tudo”. Uma desgraça. “Por isso o vosso pecado permanece.” Anteriormente Ele lhes disse: “Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados” (João 8:24) e “Eu retiro-me, e buscar-me-eis, e morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, não podeis vós vir” (João 8:21). O que começou como voluntária incredulidade se tornou uma incredulidade obstinada para uma eterna condenação.

Mateus 15
12 Então, acercando-se dele os seus discípulos, disseram-lhe: Sabes que os fariseus, ouvindo essas palavras, se escandalizaram?
13 Ele, porém, respondendo, disse: Toda a planta, que meu Pai celestial não plantou, será arrancada.
14 Deixai-os; são condutores cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova.

Os discípulos parecem não muitos convictos de que Jesus usava o método certo. Eles questionaram Jesus por supostamente ter ofendido os fariseus com suas confrontações. Jesus apenas responde: “Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada. Deixe-os em paz”.

O que quer dizer “deixe-os em paz?”. Em outras palavras: “Eles são cegos voluntariamente e a cegueira deles os condenará. Estão confirmados em sua cegueira. Eles escolheram isto. Deixe-os em paz. Eles são líderes cegos. E se um cego guiar outro cego, ambos cairão na vala”. “Deixe-os em paz”, são palavras chocantes vindo de Jesus Cristo. É assim que Cristo trata o cego obstinado. Ele se retira e deixa-o sozinho. O resultado da visão espiritual é a adoração. O resultado da cegueira espiritual é a desgraça.


Esta é uma série de sermões traduzidos de John MacArthur sobre todo o Evangelho de João.
Clique aqui e acesse o índice ordenado por capítulo, com links para leitura. 


Este texto é um resumo do sermão “Spiritual Sight or Spiritual Blindness?”, de John MacArthur, em 03/01/1971

Você pode ouvi-lo integralmente (em inglês) no link abaixo:

http://www.gty.org/resources/sermons/1527/spiritual-sight-or-spiritual-blindness

Tradução e síntese realizadas pelo Site Rei Eterno


Compartilhe

You may also like...

6 Responses

  1. Rafaella disse:

    Salmos: 34. 5. Olhai para Ele, e sede iluminados; e os vossos rostos jamais serão confundidos.

  2. Dezilda disse:

    excelente.!

  3. oliveiraconvertida98 disse:

    Muito bem. Este era o entendimento que tinha dos religiosos que acham que estão a ver que sabem tudo da palavra mas rejeitam o Senhor da vida, Jesus Cristo. Pior que ser cego, é aquele que não quer ver.

  4. Wallace disse:

    Jesus caminho e verdade. é a vida aquele que me nega. Diante do pai eu negarei diante de ti

  5. holo cocriação disse:

    Adorei seu site. Conteudo de muita qualidade. Obrigado por compartilhar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.