O Ultimato do Evangelho

João 8
21 Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Eu retiro-me, e buscar-me-eis, e morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, não podeis vós vir.
22 Diziam, pois, os judeus: Porventura quererá matar-se a si mesmo, pois diz: Para onde eu vou não podeis vir?
23 E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo.
24 Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados.
25 Disseram-lhe, pois: Quem és tu? Jesus lhes disse: Isso mesmo que já desde o princípio vos disse.
26 Muito tenho que dizer e julgar de vós, mas aquele que me enviou é verdadeiro; e o que dele tenho ouvido, isso falo ao mundo.
27 Mas não entenderam que ele lhes falava do Pai.
28 Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do homem, então conhecereis quem eu sou, e que nada faço por mim mesmo; mas falo como meu Pai me ensinou.
29 E aquele que me enviou está comigo. O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada.
30 Dizendo ele estas coisas, muitos creram nele.

Muitos celebram o Natal, enquanto rejeitam a autoridade de Cristo, envolvem-se na mais tola diversão de uma festa desprovida de qualquer elemento espiritual. Ignoram a realidade. Se as pessoas realmente cressem, de fato, que seu destino eterno foi determinado pelo Cristo que eles rejeitam, não haveria o que comemorar. Por toda a Bíblia não há neutralidade sobre esta questão:

Deuteronômio 30
19 Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência

Você só tem duas opções: Ou está condenado ou não condenado. Isso é tudo. Jesus colocou de forma simples e sucinta: “Quem não é comigo é contra mim” (Lc. 11:23). Não há neutralidade

Apocalipse22
14 Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.
15 Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.
17 E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.

Uma escolha. Um dos dois destinos: O céu ou inferno. Não há um campo neutro, nenhum purgatório e nenhum lugar de espera. Ou o Céu, onde Deus está. Ou o inferno, onde Deus não está, e que foi preparado para Satanás e os anjos decaídos. Esses são os dois lugares e todo mundo fará uma escolha enquanto viver.

João 5
39 Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
40 E não quereis vir a mim para terdes vida.

Romanos 1
20 Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis.
21 Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
22 Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.

Deus chamou o homem ao arrependimento. E lhe deu tempo. O homem é responsável por seu destino eterno. Não haverá desculpa. Quando confrontou os religiosos, Jesus disse: “… Morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, não podeis vós vir”. Em outras palavras: “Vou para o céu e para lá vocês não irão”.

Eles já tinham informações suficientes para tomarem uma decisão. E eles tomaram, embora não tivessem percebido a trágica escolha que fizeram.
Eles haviam rejeitado Jesus Cristo porque eles só queriam o visível e não queriam lidar com a realidade espiritual.

Na Galileia e em Jerusalém, grandes multidões o seguiam pelas coisas que ele fazia. Eles queriam coroá-lo rei. Eles desejaram o que Jesus poderia fazer por eles. Suas ambições queriam usar a Jesus. Mas quando Jesus começou a estabelecer os princípios do Reino de Deus e a se intrometer em seus pecados, as multidões derreteram e, finalmente, uma única multidão passou a tentar descobrir como matá-lo.

  • Alguns acreditaram que ele era um profeta.
  • Alguns disseram que Ele era o Messias.
  • Outros diziam crer que suas palavras eram verdadeiras.
  • Alguns diziam que ele era aquele profetizado em Deuteronômio 18, o profeta que haveria de vir, de quem Moisés falou.
  • Mas a maioria deles o rejeitou.
  • A maioria não conheceu, embora estivesse vendo suas obras, ouvindo suas palavras e até conversando com ele.

No livro de Hebreus, capítulos 6 e 10, podemos ver o que acontece com as pessoas que tiveram contato com a verdade mas não permaneceram nela.

Hebreus 6
4 Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo,
5 E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro,
6 E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.
7 Porque a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus;
8 Mas a que produz espinhos e abrolhos, é reprovada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada.

Eles não têm ninguém para culpar além de si mesmos. Então Jesus confronta-os (João 8:21) e diz: “Eu retiro-me, e buscar-me-eis, e morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou vocês não podem ir”. Eis o resultado trágico de recusar a autoridade de Jesus Cristo: Morrer no pecado.

Jesus lhes tinha dito antes: “…Vou para aquele que me enviou. Vós me buscareis, e não me achareis; e onde eu estou, vós não podeis vir” (João 7:33-34). Eles não entenderam isso e disseram: “Irá porventura para os dispersos entre os gregos, e ensinará os gregos?” (João 7:35)

E perguntaram-se uns aos outros: “Que palavra é esta que disse: Buscar-me-eis, e não me achareis; e: Aonde eu estou vós não podeis ir?” (João 7:36). Mas no capítulo 8 eles são mais agressivos: “Será que ele vai se matar?” (v.22) Jesus está simplesmente dizendo: “Eu estou indo para meu Pai, e vocês não me encontrarão”.

Amós 8
11 Eis que vêm dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor.
12 E irão errantes de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda a parte, buscando a palavra do Senhor, mas não a acharão.

Provérbios 1
24 Entretanto, porque eu clamei e recusastes; e estendi a minha mão e não houve quem desse atenção,
25 Antes rejeitastes todo o meu conselho, e não quisestes a minha repreensão,
26 Também de minha parte eu me rirei na vossa perdição e zombarei, em vindo o vosso temor.
27 Vindo o vosso temor como a assolação, e vindo a vossa perdição como uma tormenta, sobrevirá a vós aperto e angústia.
28 Então clamarão a mim, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, porém não me acharão.

O dia da Graça um dia terminará. Os homens serão responsáveis por suas decisões. Eles vão sofrer as consequências daquilo que eles próprios construíram. É como o prisioneiro que foi instruído pelo rei para fazer uma corrente e, finalmente, o prisioneiro foi levado amarrado no próprio grilhão que construiu. Isso é o que acontecerá com os pecadores que rejeitam a autoridade de Cristo. Eles estão produzindo por sua vida o seu próprio desastre final.

Jesus disse a eles: Minha morte vai me levar ao Pai, mas vocês morrerão em vossos pecados. Estes líderes religiosos a quem Jesus falou buscavam o Céu. Mas eles buscavam no lugar errado. Em vez de procurá-lo aos pés de Jesus, eles buscaram em suas próprias justiças.

Eles buscaram em seus próprios livros, em suas próprias leis, em suas próprias regras e em seus próprios rituais. Eles não só procuraram no lugar errado, mas eles buscaram da maneira errada. Eles estavam buscando a Deus de acordo com o seu próprio sistema e não com todo o coração.

Jeremias 29
13 E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.

João 4:23
23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

Deus é misericordioso e amoroso, é por isso que ele nos adverte sobre a realidade do inferno. Todos que foram para o inferno optaram por estar lá. Deus não vai forçar estar com alguém eternamente, se este não quis andar com Ele nesta vida.

As trevas da hipocrisia

A primeira maneira de garantir que você vai morrer no seu pecado é ser convencido de que você não precisa ser salvo. Basta estar convencido de que você está bem. É muito difícil chegar a alguém que não pensa ter qualquer necessidade. Alguém que tem sua própria justiça.
Este tipo de pessoa exclama: “Eu sou uma pessoa justa”. São pessoas auto-justificadas, religiosas, que desenvolveram um sistema que eles acreditam que lhes dá o direito de estar na presença de Deus. São pessoas hipócritas.

Quando os religiosos perguntaram-se: “Será que ele vai se matar?”, Eles estavam fazendo uma colocação dura para Jesus. Os judeus acreditavam que o suicídio era o pior pecado e que a parte mais tenebrosa do inferno era reservada para os suicidas. É como se eles dissessem: “Oh, se ele vai para onde nós não poderemos ir, ele deve estar indo se matar e ir para a parte mais tenebrosa do inferno.” Eles reverteram a coisa toda: “Oh, ele deve estar indo para o inferno porque nós estamos indo para o céu.”

Eles eram extremamente hipócritas, auto-satisfeitos, auto-santificados, auto-reconciliados e auto-perdoados. Eles tinham sistematizado a religião deles com base em suas próprias justiças. A justiça própria é uma das grandes mentiras transmitidas por Satanás ao homem. Se Satanás escravizou alguém ao ponto dessa pessoa se considerar um justo, é muito difícil libertá-lo desse grilhão infernal. O caminho do insensato é reto aos seus próprios olhos (Pv. 12:15).

Lucas 16
13 Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
14 E os fariseus, que eram avarentos, ouviam todas estas coisas, e zombavam dele.
15 E disse-lhes: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações, porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação.

Isso é uma coisa séria. Aqueles homens desenvolveram um sistema no qual eles acreditavam ter alcançado a auto-justiça, e porque ele atingiram a auto-justiça, sem qualquer medo, eles zombavam da verdade. Mas Jesus disse a eles: “Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo”. Eles estavam a caminho do inferno e as estruturas de seus pensamentos procediam de lá.

E Jesus foi ainda mais claro: “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai” (João 8:44).
Se você quiser morrer no seu pecado, basta seguir a atitude dos fariseus. Acredite que você é justo ou tem alguma justiça que possa convencer a Deus.

Se você não se convencer de que é um perdido e morto em seus pecados, e que precisa se humilhar diante de Cristo, você morrerá no seu pecado. Toda justiça do homem é como um trapo imundo diante dos olhos de Deus (Isaías 64:6). É assim que Deus vê o homem.

As trevas do apego a este mundo

João 8
23 E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo.

Jesus trata de outro contraste. Em outras palavras Jesus diz: “Vocês tem raízes neste mundo. Eu tenho raízes no céu. Vocês são parte do sistema do mundo e eu não sou.” O termo “mundo” significa simplesmente a esfera ou o sistema espiritual invisível do mal. O sistema do mal que se opõe a Deus. Ele diz: “Você são parte deste sistema.”

Se você quiser garantir que vai morrer no seu pecado, basta ser apenas uma parte do sistema do mundo. Basta concordar com o mundo e aceitar suas filosofias. O sistema do mundo é hostil a Deus. É hostil à verdade. Ele desenvolve os seus próprios valores e pensamentos. É um sistema satânico. Materialista. Humanista. Ele diz que o Homem vai resolver seus próprios problemas e governar seu próprio destino.

É um sistema caracterizado pela cobiça dos olhos, cobiça da carne e pela soberba da vida. Seus conceitos são errados. Os seus objetivos são egoístas. Seus prazeres são pecaminosos. Suas influências são desmoralizantes. Sua política é corrupta. Suas honras são vazias. Seus sorrisos são falsos. Seu amor é inconstante. Esse é o sistema e ele está em processo de destruição.

I João 2
15 Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
17 E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

Então Jesus diz a eles: “Vocês são deste sistema.” Viviam sob o controle dos ditames do sistema administrado por Satanás, haviam se separado de Deus por um abismo intransponível. Jesus é celestial. Eles eram do lugar que é chamado de Hades, a ocupação de Satanás. Opostos absolutos. Mesmo diante da religiosidade deles.

As trevas da incredulidade

João 8
24 Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados.

Outra maneira de garantir que você vai morrer no seu pecado é ser um incrédulo. Só você não crer e rejeitar o evangelho, a morte eterna é uma tenebrosa consequência. Você não tem que sair e matar alguém para ir para o inferno. Você não tem que ser mau, segundo os padrões humanos. A incredulidade é suficiente para a condenação eterna.

O inferno é para todos e qualquer um que se recusa a crer e obedecer a Cristo. Se você recusar a Cristo nesta vida, Deus não vai forçá-lo a morar com ele para sempre na eternidade. A escolha é sua. Não se trata de uma fé qualquer. Jesus especificou: “Porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados”.

Jesus disse. “Eu sou o pão da vida. Eu sou a água da vida. Eu sou a luz do mundo. Eu sou o bom pastor. Eu sou a porta. Eu sou a ressurreição. Eu sou a vida. Eu sou o caminho. Eu sou a verdade”. Ele estava identificando-se com Deus. Crer nele é tê-lo com o Senhor, a quem devemos toda submissão e devoção.

As trevas da ignorância

João 8
25 Disseram-lhe, pois: Quem és tu? Jesus lhes disse: Isso mesmo que já desde o princípio vos disse.
26 Muito tenho que dizer e julgar de vós, mas aquele que me enviou é verdadeiro; e o que dele tenho ouvido, isso falo ao mundo.
27 Mas não entenderam que ele lhes falava do Pai.

Aqueles líderes religiosos eram ignorantes. Eles tinham provas suficientes diante deles. Eles ouviram coisas suficientes a respeito de Cristo. Mas eles se recusaram a crer e em sua ignorância eles escolheram zombar dele novamente, e perguntam: “Quem és tu?”

Em outras palavras: “Você sabe com quem você está falando? Nós somos a elite espiritual. Quem você pensa que é? Ninguém de Nazaré vem até aqui para dizer aos líderes de Jerusalém o que se deve fazer. O que lhe dá o direito de assumir um papel de igualdade com Deus? O que lhe dá o direito a dizer que você é o Eu sou?”
Eles eram ignorantes. Não podiam entender nada das coisas espirituais.

João 8
19 Disseram-lhe, pois: Onde está teu Pai? Jesus respondeu: Não me conheceis a mim, nem a meu Pai; se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai.

Eles fizeram diversas argumentações contra Jesus. Eles não entendiam e nem criam. Isto os tornou ignorantes. Por que? Não havia neles um verdadeiro desejo de fazer a vontade de Deus.

João 7
16 Jesus lhes respondeu, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou.
17 Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo.

João 3
20 Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
21 Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.

Pela dureza em seus corações, eles não entendiam o que Jesus lhes falava. Eram ignorantes. Continuaram ignorantes. Morreram na ignorância. Jesus lhes falou de sua ressurreição futura. Eles não creram. Mas através desta ressurreição o Senhor resgatou multidões que creram.

Precisamos transmitir esta mensagem aos perdidos. O Evangelho trata da seriedade da eternidade. Não podemos camuflar a mensagem que Cristo pregou. Temos apenas que ter graça para continuar sua obra.


Esta é uma série de sermões traduzidos de John MacArthur sobre todo o Evangelho de João.
Clique aqui e acesse o índice ordenado por capítulo, com links para leitura. 


Este texto é uma pequena síntese do sermão “The Simple Gospel”, proferido por John MacArthur em 26/12/1976.

Você pode ouvi-lo integralmente (em inglês) no link abaixo:

http://www.gty.org/resources/sermons/1246/the-simple-gospel

Tradução e síntese feitas pelo Site Rei Eterno


Compartilhe

You may also like...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.