A Verdadeira Adoração

João 4
20 Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.
21 Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.
22 Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.
23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

É essencial entendermos o que o Senhor está nos ensinando aqui. O assunto é adoração. Se alguém vai a Deus simplesmente com o desejo de ser abençoado, está completamente equivocado. Se alguém busca a Deus com o objetivo de receber algo Dele, está sob o engano. Devemos buscar a Deus para dar e não receber. Jesus disse: “Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber” (Atos 20:35)

O que é adoração? Honra, reverência, respeito, louvor e glória dadas a um ser superior. Devemos adorar a Deus pelo aquilo que Ele é e não por qualquer outro motivo. Devemos nos curvar diante de Deus, dando glórias a Ele por seu caráter superior. Por seu poder, pureza, santidade, perfeição, sublime justiça e perfeito amor. Isto é a essência da adoração. Adorar a Deus é ser consumido por um desejo de dar a Ele tudo. Dar a Ele nossa vida, coração e tudo que temos e somos.

Êxodo 30
34 Disse mais o Senhor a Moisés: Toma especiarias aromáticas, estoraque, e onicha, e galbano; estas especiarias aromáticas e o incenso puro, em igual proporção;
35 E disto farás incenso, um perfume segundo a arte do perfumista, temperado, puro e santo;
36 E uma parte dele moerás, e porás diante do testemunho, na tenda da congregação, onde eu virei a ti; coisa santíssima vos será.
37 Porém o incenso que fareis conforme essa composição, não o fareis para vós mesmos; santo será para o Senhor.
38 O homem que fizer tal como este para cheirar, será extirpado do seu povo.

Deus havia libertado os hebreus do Egito para receber deles a adoração (Ex. 5:1-3). No deserto Deus instruiu acerca do tabernáculo, onde Ele receberia o louvor de seu povo. E no lugar onde a glória do Senhor se manifestaria deveria ter um perfume exclusivo. Se alguém usasse do mesmo perfume seria extirpado do meio do povo. Aquele perfume deveria ser usado somente para Deus, algo separado, santificado e único. A adoração tem essa característica: Tudo por Ele e para Ele. Somente para Ele. Se assim não for, é uma falsa adoração. E será rejeitada por Ele.

João 12
1 Foi, pois, Jesus seis dias antes da páscoa a Betânia, onde estava Lázaro, o que falecera, e a quem ressuscitara dentre os mortos.
2 Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele.
3 Então Maria, tomando um arrátel de unguento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do unguento.
4 Então, um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, filho de Simão, o que havia de traí-lo, disse:
5 Por que não se vendeu este unguento por trezentos dinheiros e não se deu aos pobres?
6 Ora, ele disse isto, não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava.
7 Disse, pois, Jesus: Deixai-a; para o dia da minha sepultura guardou isto;
8 Porque os pobres sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes.

Tal como no Velho Testamento, aqui temos outro perfume oferecido como adoração. Em I Coríntios 11 diz que a glória de uma mulher é seu cabelo. Maria usa seu cabelo e um perfume caríssimo para lavar os pés empoeirados de Jesus. Adoração é humilhar-se perante o Senhor e dar a Ele tudo que temos. Marta servia a todos e a Jesus. Maria fez algo exclusivo a Jesus. E escolheu a melhor parte. Somos uma geração de “Martas” e não de “Marias”. Adoração não é executar atividades religiosas. É algo muito superior a isto.

Podemos estar tão ocupados com tantas coisas, que passamos a ter uma atitude descuidada e indiferente para com o caráter da verdadeira adoração. Mas Deus procura somente uma aceitável, espiritual e verdadeira adoração. Nada menos. Ele procura apenas quem lhe está oferecendo esta verdadeira adoração. Podemos estar com nossos corpos pensando em estar fazendo algo para Deus, mas será mesmo que Ele está nos vendo assim? Podemos estar tentado servir a Deus com nossos corpos, mas Ele pode está esperando por nossa alma.

Não podemos ser indiferentes a este assunto tão importante e que definirá nossa eternidade. Uma atitude indiferente é desafiar a Deus. Adoração é algo que a Palavra de Deus exige de nós. É uma ordem. A Palavra fala sobre isto de Gênesis a Apocalipse. Nossa vida é afetada pela adoração.

Êxodo 20
2 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
3 Não terás outros deuses diante de mim.
4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais

Quando a lei foi dada, o primeiro princípio dela foi Adoração. Esta só era devida a Deus. O ídolo não é simplesmente aquilo que já está feito. O ídolo começa em nossa mente antes que seja materializado. Pode haver muitos ídolos sendo gerados e habitando em nós. O apóstolo João nos exortou: “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos” (I João 5:21).

Mateus 22
36 Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

Uma exortação foi dada: “Não terá outros deuses diante de mim!” Um ensinamento declarado: “Amarás a mim acima de tudo e de todos!”

Números 1
48 Porquanto o Senhor tinha falado a Moisés, dizendo:
49 Porém não contarás a tribo de Levi, nem tomarás a soma deles entre os filhos de Israel;
50 Mas tu põe os levitas sobre o tabernáculo do testemunho, e sobre todos os seus utensílios, e sobre tudo o que pertence a ele; eles levarão o tabernáculo e todos os seus utensílios; e eles o administrarão, e acampar-se-ão ao redor do tabernáculo.
51 E, quando o tabernáculo partir, os levitas o desarmarão; e, quando o tabernáculo se houver de assentar no arraial, os levitas o armarão; e o estranho que se chegar morrerá.
52 E os filhos de Israel armarão as suas tendas, cada um no seu esquadrão, e cada um junto à sua bandeira, segundo os seus exércitos.
53 Mas os levitas armarão as suas tendas ao redor do tabernáculo do testemunho, para que não haja indignação sobre a congregação dos filhos de Israel, pelo que os levitas terão o cuidado da guarda do tabernáculo do testemunho

O tabernáculo, em si mesmo, não era algo bonito para se ver. Mas era um lugar santo. Nele não havia assentos. Ninguém iria ali para seu próprio prazer. Ali era um lugar de adoração. Lugar onde a glória do Senhor se manifestaria. Os levitas foram encarregados dos serviços do tabernáculo. Os sacerdotes eram os encarregados da adoração.

Um soldado precisava ter 20 anos de idade. Um levita servia no tabernáculo a partir de 25 anos de idade. Os sacerdotes precisavam ter 30 anos de idade para cuidar da adoração.

A adoração, por ser o assunto mais importante, exigia maturidade espiritual. O assunto adoração sempre foi tratado de forma cuidadosa e bem específica por Deus. Precisamos entender o profundo significado disto. O Senhor continua em busca de verdadeiros adoradores.

Deuteronômio 12
5 Mas o lugar que o Senhor vosso Deus escolher de todas as vossas tribos, para ali pôr o seu nome, buscareis, para sua habitação, e ali vireis.
6 E ali trareis os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão, e os vossos votos, e as vossas ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e das vossas ovelhas.

O Senhor preparou um lugar para adoração e convida seu povo a oferecer sacrifícios agradáveis a Ele. A adoração é dar tudo ao Senhor. Tudo que temos e somos. É um reconhecimento glorioso de sua pessoa.

Isaías 6
1 No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.
2 Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.
3 E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.

Os serafins cobriam seus pés com duas asas por estarem em lugar santo. Cobriam seus rostos com duas asas porque não podiam olhar para a gloria de Deus, uma atitude de profunda reverência. E com as duas asas restantes faziam o serviço. Adoração é prioridade.

Romanos 12
1 Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

Nos primeiros 11 capítulos da carta aos Romanos, Paulo expressa toda a doutrina. E agora ele diz aquilo que Deus deseja: Verdadeira adoração. No Velho Testamento o povo trazia sacrifícios, mas agora Deus quer nossas vidas como um sacrifício agradável a Ele.

I Pedro 2
5 Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.

Pedro começa sua carta tratando da maravilhosa redenção, quando fomos comprados pelo sangue de Jesus (I Ped 1:18). Depois fala do milagre do novo nascimento (I Ped 2:2). Então ele continua expressando qual foi a finalidade desta obra gloriosa do Senhor: Para que apresentemos a Deus uma verdadeira adoração.

A verdadeira adoração mostra qual nosso destino eterno. Os verdadeiros adoradores estão sendo buscados por Deus. Os falsos adoradores serão desprezados por Ele. Quando o homem rejeita dar a glória que é devida a Deus, ele acaba adorando falsos deuses. Os ídolos estão por toda parte. Em todos os lugares, mesmo entre aqueles que dizem adorar ao Deus verdadeiro.

Mateus 6
21 Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

Atos 17
29 Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens.

A idolatria não começa com um martelo a construir um ídolo. Ela começa na mente. O homem tem um falso conceito do Deus verdadeiro, e então constrói um deus conforme ele deseja. E presta um culto idólatra a esse falso deus. O homem reduz Deus a algo que ele pensa entender e manipular. Ele tenta dar uma imagem a Deus. Uma falsa imagem. Foi assim que Israel procedeu tantas vezes. Assim os homens continuam a fazer.

Tozer escreveu:

Ó Senhor Deus Todo-Poderoso, não o Deus dos filósofos e dos sábios, mas o Deus dos profetas, dos apóstolos; e acima de tudo, Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo. Os que não te conhecem poderão invocar-te de forma diferente do que Tu és, adorando não a Ti, mas a uma criatura da sua própria imaginação; portanto ilumina as nossas mentes para Te conheçamos como Tu és, a fim de que possamos amar-Te perfeitamente, e louvar-te de modo digno.


Esta é uma série de sermões traduzidos de John MacArthur sobre todo o Evangelho de João.
Clique aqui e acesse o índice ordenado por capítulo, com links para leitura. 


Este texto é uma pequena síntese do sermão “True Worship, Part 1”, proferido por John MacArthur em 03/01/1982.

Você pode ouvi-lo integralmente (em inglês) no link abaixo:

http://www.gty.org/resources/sermons/2004/true-worship-part-1

Tradução e síntese feitas pelo Site Rei Eterno


Compartilhe

You may also like...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.