Servir como Jesus

E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.
Filipenses 2:8

Eis que o meu servo procederá com prudência; será exaltado, e elevado, e mui sublime.
Isaías 53:13

E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.
João 5:17

Jesus é o Filho unigênito de Deus, mas no que se refere à obra, Ele é o servo do Senhor.
Tudo que Ele fez foi feito com sabedoria e prudência.
Como servo do Senhor Ele foi obediente até a morte, e morte de cruz.
Seu nome é Fiel e Verdadeiro! (Ap. 19:11). Ele foi fiel a Deus em tudo!
O seu trabalho era a continuidade do trabalho do Pai. Nada mais.

A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra.
João 4:34

Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que Deus enviou.
João 6:29

Jesus veio para realizar a obra de Deus. E Ele conhecia bem qual era esta obra.
A multidão queria fazer de Jesus um rei, mas Ele despediu a multidão (João 6: 14-15).
A multiplicação dos pães foi vista como a solução dos problemas materiais do homem.
Mas Ele disse: Trabalhai pela comida que subsiste para a vida eterna e não pela que perece (joão 6:27).
A multidão então pergunta: Que faremos para fazer a obra de Deus? (João 6:28).
Ele responde: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que Deus enviou! (João 6:29).
Pensamos em muitas obras, mas a obra de Deus é esta!

Fez conhecidos os seus caminhos a Moisés, e os seus feitos aos filhos de Israel.
Salmo 103:7

Israel encantou-se apenas com os feitos do Senhor e não com o Senhor. E se apartou.
Moisés contemplou a Deus e conheceu seus caminhos! Tornou-se um servo fiel.
Jesus trabalhou pelo propósito do Pai. Deus queria restaurar o homem e torna-lo um templo do Espírito Santo. Tudo que o Senhor fez tinha esta finalidade.
Se somos servos do Senhor temos que aprender com Jesus o que é realmente servir.
Se não for assim, vamos repetir a fatídica pergunta da multidão: “Que faremos para fazer a obra de Deus?” (João 6:28)
A obra de Deus é trazer o homem a Deus e aperfeiçoá-lo em Cristo Jesus para edificação da Igreja Gloriosa.

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. (Mat. 11:29)

Somos como bois selvagens sem quebrantamento e treinamento. Mas fomos chamados para a obra de Deus.
Somos chamados para trabalharmos juntos com o nosso Senhor Jesus.
O jugo tem dois arreios: O Senhor está de um lado e nós de outro.
Somos colocados no jugo junto com Ele para nos amansar.
Precisamos aprender tudo por meio dele. Se assim não for, estaremos fazendo o nosso próprio trabalho para Deus (tal como Caim) e não fazendo a obra de Deus.
Deus tem somente uma obra. Cristo está fazendo esta obra. Ele nos chama para compartilhar com Ele esta obra.

A quem anunciamos, admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo.
Colossenses 1: 28

Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.
João 5:19

Ele se recusou a fazer qualquer coisa por si mesmo. Tudo que fazia era a vontade do Pai. Ele sempre esperava pela vontade do Pai.
Este é o serviço verdadeiro para Deus. E somente este serviço pode agradar a Deus.
Se estivermos confiantes em nossa boa intenção e em nossa inteligência não vamos chegar à vontade de Deus.
Se desejarmos servir ao Senhor precisamos de uma profunda dependência do Senhor. Temos que aprender com Cristo.

Embora Ele fosse perfeito e cheio da sabedoria celestial, Jesus nunca iniciou algo para Deus da Sua própria mente.
Ele sempre negava a si mesmo e obedecia ao Pai.
A cruz fez parte de sua jornada e ele nunca questionou aquilo que para o homem é uma loucura.
Ele foi obediente até a sua morte na cruz. Hoje sabemos que a cruz é a sabedoria de Deus.
Jesus humilhou-se a si mesmo deste a eternidade, quando decidiu tornar-se um homem e um servo (Apoc. 13:8).
Ao tomar a forma humana, o Verbo Eterno demonstrou, com sua vida, o caminho da cruz eterna em Deus.
É esta obra que Deus que ver realizada no homem. Se estamos em Cristo, temos que andar como Ele andou (I Jo 2:6).

O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração.
Lucas 4:18

Mesmo sendo Deus, Jesus nunca fez coisa alguma por seu próprio poder.
Jesus poderia enviar anjos para resgatá-lo, mas Ele permitiu a si mesmo ser crucificado pelo homem.
Se somos seus servos, nada podemos fazer usando nossa própria força e sabedoria. Precisamos de sua Unção.
Precisamos ser alcançados pela obra de Deus e então poderemos cooperar com Ele em seu propósito.
Ele disse: Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer (João 15:5).

Quem fala de si mesmo busca a sua própria glória; mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça.
João 7:18

Em todo o tempo que Jesus esteve neste mundo ele sempre buscou a glória do Pai e não a dele própria.
Sua vida e obra tinha só objetivo: Glorificar o Pai. Ele disse: Eu não recebo gloria dos homens (João 5:41);
Há em nosso coração um desejo secreto de glorificação? Há um desejo de aplausos e reconhecimentos humanos?
Devemos clamar para que o Senhor sonde nossos corações e nos mostre caminhos malignos em nós.

Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas (Efésios 2:10)

Antes de qualquer serviço nosso, precisamos entender que somos uma feitura (obra) dele.
Podemos tentar servir a Deus com boas intenções e zelo, mas precisamos que Ele primeiro faça uma obra em nós.
A medida do trabalho divino em nós será a medida do nosso trabalho na obra de Deus.
Quanto mais permitirmos que ele trabalhe em nós, mais seremos capazes de fazer a obra para Deus.
Precisamos nos aproximar do coração do Senhor e vê o Senhor Jesus como o Servo, aprendendo tudo com Ele e deixando que ele faça tudo através de nós.

Este texto é uma pequena síntese, com adaptações, do livro “A Vida do Senhor Jesus”, Stephen Kaung, Editora Tesouros Abertos.

Compartilhe

You may also like...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.