3 perguntas que revelam uma heresia

Em minha caixa de correspondência foi deixado um convite para uma reunião das “Testemunhas de Jeová”.
Neste convite falava-se de Jesus. E que Jesus estaria presente nesta reunião.
Toda heresia vem com uma misturada com alguma verdade.
A heresia precisa citar alguma verdade para atrair e enganar.
Para os fundadores e seguidores das ‘Testemunhas de Jeová”, Jesus era o arcanjo Miguel que se tornou um homem, portanto nunca foi e nem é Deus.
Dizem que Jesus não ressuscitou em um corpo, mas apenas no espírito, que ele já voltou em 1914 e que ele não é o elo entre o homem e Deus.
Há muitos mais outras heresias lá. E não somente lá, mas em muitos outros lugares. 

João foi muito direto ao falar sobre o caráter satânico de heresias como as propagadas pelas “Testemunhas de Jeová”.

Nenhuma mentira vem da verdade. Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho. Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai. Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai.  (I João 2:21-23) 

Não precisamos de vastos estudos para identificar uma heresia. 
Há muitas coisas sutis, mas todas tem algo em comum: Diminuir a pessoa de Jesus Cristo e a pessoa de Deus.
Se temos uma fé verdadeiramente centralizada em Cristo, podemos desvendar a mentira facilmente.
Deus apontou tudo para Jesus. Nada temos fora de Cristo. Nada mesmo.
E é exatamente isto que Satanás tenta usurpar com suas diversas filosofias religiosas.

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade. Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; (Efésios 1: 3-5; 9-10)

Com três perguntas básicas podemos descobrir o engano de Satanás.

Primeira pergunta a se fazer: Você vem em nome de quem?

Isto é vital. Muitos podem dizer que vem em nome de Deus.
Mas Deus não se relaciona com o homem a não ser através de Jesus.
Muitos pensam que podem chegar a Deus de outra forma. Não há outra forma.
Se não for por Jesus, não é com o Deus verdadeiro que alguém se relaciona.
E não pode ser em nome Dele que esta pessoa vem.
Isto é uma certeza absoluta. Uma verdade cristalina.

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. (I Timóteo 2:5)

Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. (Hebreus 1:1-2)

Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. (I Cor 3:11)

E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. (I Pedro 2: 4-5)

E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. (Atos 4:12)

E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. (I João 5:20)

Segunda pergunta a ser fazer: Você vem em nome do verdadeiro Jesus ou de um falso cristo?

Quase todas as religiões falam de Jesus.
Mas falam de coisas estranhas às Escrituras Sagradas.
Para muitos Jesus é um anjo e para outros um espírito evoluído.
Para outros Jesus se resume a um sábio ou a um pensador ou a um líder carismático.
Há quem o veja como um grande psicólogo e outras coisas bizarras.
Muitos ainda o veem pendurado numa cruz ou como um simples bebê.
Outros não creem na sua suficiência e colocam Maria e homens mortos em posição que afronta a Deus.

Mas Jesus é Deus. Tornou-se homem para nos salvar. Morreu sem pecado. Ressuscitou dos mortos.
Foi exaltado por Deus com um nome que está acima de todo nome. E um dia voltará para julgar as nações.
Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai se não for por ele.
O que alguém professa sobre Jesus pode demonstrar o quanto ele pode estar perto ou longe de Deus.

[Jesus] Sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai. (Filipenses 2: 6-11)

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. (João 1: 1-4; 10-14)

Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos; Ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela; Saiba, pois, com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo. (Atos 2: 22-24; 36)

E saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho; a ele ouvi. (Lucas 9:35)

Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14:6)

Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. (João 8:12)

Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. (João 10:9)

Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. (João 11:25)

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. (João 15: 1,5)

Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. (Hebreus 13:8)

Terceira pergunta a se fazer: Jesus é o Senhor de sua vida?

Falar biblicamente sobre Jesus e não tê-lo como Senhor é algo inútil e desastroso.
Jesus não é salvador de quem Ele não é Senhor
Fé sem obediência é uma falsa fé. Uma fé enganosa. 
O moderno cristianismo não passa de uma religião vazia como outra qualquer.
As palavras de Jesus e dos apóstolos continuam tão vivas quanto na época em que foram faladas e vividas.
Deus tem guardado, em todos os cantos da terra, homens e mulheres que estão mantendo vivas as chamas da mensagem da cruz.

Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, Arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças. (Colossenses 2: 6-7)

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. (João 14:21)

Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda. (Mateus 7: 24-27)

Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum. Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? (Romanos 6: 15-16)

Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou. (I João 2:6)

Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (João 8: 31-32)

Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim. (Hebreus 3: 13-14)

Este pequeno teste é eficiente, se você conhece a Palavra de Deus, e crê na suficiência e autoridade da Escritura Sagrada
Precisamos conhecer Jesus. Para Ele Deus apontou todas as coisas.
Se estivermos firmados Nele, saberemos discernir a procedência de todas as coisas.

Compartilhe

You may also like...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.