Princípios divinos para as finanças de um cristão

1. Reconhecer que tudo que possuo pertence a Deus. 

Tendo assim uma atitude de gratidão e contentamento.

2. Fazer da sabedoria divina o objetivo de minha vida, inclusive a parte financeira.

Em vez de usar o dinheiro para satisfazer vaidades, o alvo principal passa a ser a comunicação do amor de Deus, buscando satisfazer a necessidade de outros, a medida em que Deus nos capacita.

Quando alguém já tem ou pensa em adquirir um bem, deve entender que o bem deve ser um meio de cumprir o propósito de Deus. O mesmo se a sua renda vai aumentar.

Se o objetivo principal é apenas ganhar dinheiro ou adquirir coisas, então o sistema de valores está errado, apresentando sintomas graves:

  • Sacrifício de coisas mais importantes que o dinheiro, tais como honestidade, consciência limpa, família etc.
  • Tenta comprar coisas que o dinheiro não compra: Amizades, segurança, paz etc.
  • Perda completa do verdadeiro cristianismo, ou seja, Deus deixa de ser o centro da vida.

3. Contribuir para a expansão do evangelho  

Vemos e ouvimos coisas esquisitas sendo feitas em nome de Jesus, mas isto nunca pode tirar nosso ânimo em cumprir esta vontade de Deus. O erro de muitos não deve inibir o cristão de fazer o que é certo. Há muitos ministérios sérios e tremendamente usados por Deus, é nossa responsabilidade, privilégio dado por Deus, em mantê-los.

4. Fazer distinção entre necessidades e desejos 

Há muitas coisas além das necessidades básicas que podem tornar a vida mais agradável. Antes de adquiri-las, a pessoa deve avaliar seus desejos à luz dos propósitos de Deus para a sua vida.

  • Como a aquisição destas coisas me ajudará a cumprir o propósito de Deus para minha vida?
  • Como os propósitos de Deus para minha vida serão prejudicados, se as coisas que eu desejo não forem adquiridas?

Quando esses itens são adquiridos, à luz dos propósitos de Deus, essas coisas ajudarão a aprofundar o nosso relacionamento com Deus, a conhecer as necessidades alheias, ajudando-nos ser mais produtivos no seu Reino.

5. Ser Flexível em ajustar-se a um ganho ou perda inesperada 

O segredo da tranquilidade financeira é nos ajustarmos ao nível mais baixo da nossa renda, para que em tempos de abundância, possamos dar e investir em sabedoria, em vez de pagar dívidas antigas.

6. Aprender a investir sabiamente 

Não é pecado o cristão elevar seu patrimônio pessoal ou familiar, o erro é colocar o coração nele e passar a viver uma vida egoísta.

7. Cultivar um senso de percepção das necessidades dos outros 

  • Procurar oportunidades de servir ao próximo e não somente quando solicitado formalmente.
  • No meio de uma congregação sempre há pessoas necessitadas, devemos procurar as pessoas responsáveis, para que toda ajuda seja conforme os critérios bíblicos.
  • Podemos praticar este princípio junto aos vizinhos e outras lugares que frequentamos.

Como ficar livre de dívidas 
Liberdade financeira:

  • Ausência de dívidas
  • Ausência de transações financeiras desonestas
  • Ausência de preocupação por falta de dinheiro necessário
  • Possibilidade de dar segundo a direção de Deus

Princípios práticos básicos:

  • Pare de pedir dinheiro emprestado para coisas que se desvalorizam (aparelhos, móveis, automóveis, etc.). A pessoa que paga à vista economiza o equivalente à taxa de depreciação do bem adquirido.
  • Compre sempre à vista. Pare de usar cartões de crédito. Ganhe primeiro e depois defina suas prioridades. Não viva correndo eternamente atrás das dívidas, uma espécie de escravidão.
  • Tenha muita cautela em ser fiador de alguém. Só faça isto com muito critério. O fiador torna-se também devedor da obrigação.
  • Cultive uma resistência às compras. Planeje sua vida financeira, estabelecendo orçamentos realistas e cumpra-os.
  • Use suas aptidões pessoais para serviços de manutenção do lar.
  • Compreenda que dívidas afetam a vida pessoal, a família, o relacionamento com Deus e a disposição física. Evite-as.
  • Não faça empréstimos para coisas não básicas.

Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse:
Não te deixarei, nem te desampararei. (Hebreus 13.5)
 

Compartilhe

You may also like...

2 Responses

  1. Harley Lima Costa disse:

    Bom dia queridos, gostaria de cooperar informando que o texto:Mas é grande ganho a piedade com contentamento. Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.

    esta escrito em: ITM 6: 6-11.
    Deus continue abençoando a todos.

  2. Administrador disse:

    Prezado Irmão. Agradecemos sua colaboração. A referência foi corrigida.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.