Consequências da verdadeira fé

No capítulo 11 da carta aos hebreus, a Palavra de Deus caracteriza a verdadeira fé.

• A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem (1)

A vida cristã começa pela fé e se sustenta pela fé. Não há como vivê-la sem fé. Há uma música que diz:

Não existe nada melhor
Do que ser amigo de Deus
Caminhar seguro na luz
Desfrutar do seu amor
Ter a paz no coração
Viver sempre em comunhão
E assim perceber
A grandeza do poder
De Jesus meu bom pastor

• Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados. (2)

Sem fé restará ao homem buscar explicações inócuas para sua própria existência. Morrerá tentando achar, por seus próprios esforços, o que só é encontrado pela fé. Em um simples ato de fé.

• Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo (4)

A oferta de Abel foi um ato de fé e esforço… A oferta de Caim foi um ato de mero esforço… Deus não quer nada que venha do mero esforço do homem. Sua Igreja é constituída de “pedras vivas” e não de tijolos oriundos do esforço humano.

• Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte… Alcançou testemunho de que agradara a Deus. (5)

Uma figura do arrebatamento. Pela fé, sabemos que um dia o Senhor Jesus virá arrebatar sua Igreja deste mundo em trevas. Ele virá buscar um povo santo que o agradou.

• Ora, sem fé é impossível agradar a Deus… (6)

A fé é necessária para alguém se aproximar de Deus. Sem fé ninguém conhecerá a Deus. Jesus disse: Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece (João 3:36).

• Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca… (7)

Todo homem de Deus prepara uma arca para por sua família, livrando-a deste mundo e de tudo que nele há. Poderá sofrer afrontas por isto, mas sabe, pela fé, que fora da arca tudo está condenado.

• Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. (8)

Senhor, dar-nos sempre esta fé! Como a incredulidade deseja algo visível para se acomodar. Nosso descanso deve sempre se ancorar na fé que temos na Rocha Eterna de nossa salvação.

• Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas… Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus. (9-10)

Quem está olhando para Cristo não terá encanto algum por este mundo naufragado em trevas. Não construirá fundamentos falsos onde os ladrões minam e roubam, a traça e a ferrugem corroem… (Mt 6:20)

• Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra… Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade. (13,16)

Tozer escreveu: “O livro de Atos é a história de homens e mulheres que expunham o rosto ao rijo vento da perseguição e do prejuízo, e seguiam a Cristo a qualquer preço. Sabiam que o mundo odiou Cristo, e os odiava por causa Dele; mas mantiveram-se inabaláveis.

A fé vê de longe a vitória de Cristo e se dispõe a padecer qualquer coisa para ser participante dela. A incredulidade não está segura de coisa alguma. A ressurreição e o juízo demonstrarão perante os mundos todos, quem ganhou e quem perdeu. Podemos esperar”.

• Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito… (17)

Paulo escreveu: “E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo.” (Fp. 3:8)
Jesus disse: “Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo” (Lc 14:33) e “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me” (Lc 9:23).

• Pela fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais… e não temeram o mandamento do rei. (23)

Jesus ensinou dar a “César o que é de César e a Deus o que é de Deus” (Mt . 22:21). Mas, César não quer somente o que é dele, mas também quer o que é de Deus. Pela fé cremos que pertencemos a Pátria Celestial e que toda nossa lealdade está reservada para Deus. Enquanto habitarmos nesta terra cumpriremos nossas obrigações, mas os princípios básicos do Evangelho estará acima de qualquer coisa.

• Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó… Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado… Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito… (24-26)

Tozer escreveu que quanto mais alguém se pareça com Cristo, menos provável que apareça um repórter para entrevista- lo. Jesus alertou-nos que “ai de vós quando todos os homens de vós disserem bem, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas” (Lc 6:26).
“Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo” (João 17:4), este é o veredicto para o mensageiro da Cruz. Se o mundo aplaude um cristão, há algo errado com a vida e mensagem deste.
Tozer escreveu: “Atender ao real chamado de Cristo muda de fato o pecador, mas não muda o mundo. O vento continua soprando em direção ao inferno, e o homem que caminhar na direção oposta terá o vento batendo no rosto. É importante considerarmos esta realidade espiritual. Se as insondáveis riquezas de Cristo não merecem que por elas soframos, é bom saber disso agora e parar de brincar de religião”.

• Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível. (27)

Se cremos no Senhor, sabemos que tudo está em suas mãos. Nossa vida não está nas mãos dos homens. Sabemos nosso destino e que tudo contribui para o bem daqueles que amam ao Senhor. (Rom. 8:28)

• Pela fé passaram o Mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram. (29)

A fé é a força que nos faz prosseguir…
Se alguém tenta seguir a Jesus sem fé, infalivelmente se afogará no mar dos espinhos do caminho…

•[Estes e outros] venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos. As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (Dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra… (32-38)

Oh Deus! Ajuda-nos! Dar-nos fé! Muitas vezes estamos lamentando por tão pouco. Prepara-nos para subsistir em qualquer circunstância!
“Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os cavalos? Se tão-somente numa terra de paz estás confiado, como farás na enchente do Jordão?” (Jer. 12:5)

Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. (Hb 12: 1-2)

Compartilhe

You may also like...

1 Response

  1. Rafaella disse:

    “Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão.
    Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.
    Porque ainda um poucochinho de tempo, e o que há de vir virá e não tardará.
    Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
    Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma.” Hebreus 10:35-39

    Aleluía!!!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.