A fé nos faz andar sobre as águas agitadas

Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais. E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste? E, quando subiram para o barco, acalmou o vento. (Mt. 14: 27-32)

Uma coisa é esperar no Senhor, em meio às provações e circunstâncias adversas, para acalmar nossas almas atormentadas e nos levar a vencer nossos medos, outra coisa completamente diferente é sair no meio do tumulto e ir atrás dele. Os discípulos que ficaram no barco, sem dúvida, pensaram: “É o suficiente tê-lo por perto e saber que Ele cuida de nós nesta tempestade. Vamos apenas ficar parados e esperar até que Ele venha a nós.” Mas Pedro deixou o barco… um passo muito ousado de fé. Um vislumbre de seu Salvador era suficiente. Ele gritou: “Se és tu … manda-me ir ter contigo … sobre as águas ..!” (Mat.14:28).

A chave para esta importante lição é: “a ti … na água …” Jesus disse: “Vem”. Então, mantendo seus olhos firmemente fixos em Jesus, Pedro tomou esse grande passo de fé e durante algum tempo andou sobre as águas. Foi a devoção que chamou Pedro fora desse barco sacudido pela tempestade. Ele não estava mostrando sua fé. Ele não estava tentando menosprezar os que ficaram no barco. Ele simplesmente queria estar mais perto de seu Senhor.

É verdade que Pedro afundou quando tirou os olhos do Senhor – o mesmo acontece com todos nós. A verdade é que Pedro andou sobre as águas. Pela fé, ele tinha descoberto um lugar em Cristo acima da tempestade e do mar revolto. Ele estava andando sobre o que o ameaçava. A tempestade manteve as águas revoltas – Pedro não andou em um mar tranquilo. Ele andou acima da turbulência – uma verdadeira lição para nós.

“Quando ele viu o vento forte, teve medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me …” (Mat. 14:30). A fé que o tinha mantido acima de tudo por um tempo poderia tê-lo mantido indefinidamente. Mas ele tirou os olhos de Cristo, e permitiu que o tumulto em torno dele derrubasse a sua confiança.

Ficamos apavorados quando ventos tenebrosos se reúnem em volta de nós. Há momentos que nos sentimos afundando em meio às turbulências. De certa forma eu estou feliz por Pedro ter falhado, porque se relaciona melhor com a minha condição. Muitas vezes eu tive aquela sensação de naufrágio – perguntando como eu poderia ficar acima da adversidade. Então eu me lembro de algo que meu avô me disse: “Mantenha seus olhos em Jesus e aproxime-se dele. Esse é o segredo para a vitória, para a santidade e para a paz”

É uma proposta de fazer um movimento em direção a Ele quando a tempestade é real. Ao invés de cair na autocomiseração, questionando por que Deus permite que tais circunstâncias aconteçam, procurar levantar-se em oração assídua, fé inabalável e ir atrás dele. Você e eu temos o mesmo convite: “Vem”. Ficar acima de tudo; mágoas e tristezas. “Vem”, pela fé você pode andar acima de suas circunstâncias. “Vem”, sustentados pela fé e pelos mesmos recursos que mantinham o Senhor acima de tudo.

O que manteve nosso Senhor acima de todas as circunstâncias em sua vida? Jesus chorou, teve fome, enfrentou terríveis lutas, o sol o queimava, se cansou e era afetado por condições adversas como qualquer outro homem. No entanto, ele sempre estava acima de tudo – porque ele nunca estava fazendo seu próprio trabalho ou cumprindo Sua própria vontade. Ele fez a vontade de Deus perfeitamente – Ele era totalmente dependente de seu Pai – Seu olho foi fixado apenas na glória de seu Pai. Era o seu segredo de vitória em todas as crises.

Por que essa história sobre Pedro está registrada na Sagrada Escritura? Eu acredito que nos mostra como um cristão precisa buscar a Cristo mais diligentemente durante as tempestades. Quantas vezes eu costumava sentar e esperar  que o Senhor me mostrasse como ter uma entrega a partir das dificuldades. Eu pensei que era demais. Mas, muitas vezes, não passava de um fatalismo passivo. Eu não sabia que os problemas e as dificuldades poderiam servir como um forte vento para me levar ao meu porto desejado – descansar em Cristo.

O escape que Deus nos concede é nos colocar acima de todas as nossas circunstâncias, através de uma visão centrada nele. Quando o inimigo vem com uma tempestade, devemos correr para nos aproximar de Cristo. O objetivo não deve ser experimentar o milagre de andar sobre as ondas, mas para se chegar a Cristo de forma cada vez mais amorosa e íntima. Todos os que buscam a Cristo e mantêm os olhos fixos nele serão afetados por circunstâncias adversas. Mas podem ficar extasiados, pela fé, em olhar para Cristo e andar acima de tudo. Andar sobre as águas agitadas é conseqüência de olhar firmemente para Jesus.

É triste que tantos cristãos atuais, incluindo muitos ministros, pensem que um passo corajoso da fé é assumir algum grande desafio neste mundo ou mergulhar em dívidas para alcançar um objetivo. Um genuíno passo de fé é andar sobre as provações e circunstâncias tempestuosas e aprender a elevar-se acima de tudo na presença de Cristo.

Eu preciso aprender mais sobre Jesus no meio das circunstâncias. Estou construindo uma história com o meu Salvador, e cada nova revelação que tenho dele é mais doce e mais suave do que o anterior. Eu não quero mais perguntar ao meu Senhor “Por quê?”. Eu não quero abrigar pensamentos sutis que meu Senhor está me punindo, esqueceu de mim ou está atrasado em ajudar-me. Não! Quero olhar para minhas tristezas e dificuldades – e dizer – “Mais perto, Senhor, mais perto do Senhor eu quero estar. Deixe tudo na minha vida me levar até ao Senhor!”

Quando o inimigo perceber que tudo o que ele está fazendo está levando você para mais perto do Senhor, é possível até que ele atenue suas tempestades, para não levá-lo direto para a glória de Cristo.

O sofrimento e a cruz são inseparáveis – não se pode ter um sem o outro. Quando Cristo advertiu a seus discípulos que Ele iria sofrer e morrer, Pedro protestou. A própria noção de sofrimento foi rejeitada por muitos dos pais da igreja.

Qualquer tentativa de separar o sofrimento da cruz é um trabalho do inimigo. Diz-se nas Escrituras que Cristo “aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu” (Hb 5:8-9).Não há um caminho para Cristo e outro para nós.

“Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos. Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles.” (Hebreus 2:9-10).

Quem diz que não há sofrimento para os crentes que andam em Espírito e fé, não conhece a Palavra de Deus. Ninguém pode ser “feito conforme a sua morte” (Rm. 6:5) sem sofrimento. Há uma comunhão de seu sofrimento. Paulo disse: “Porque, como as aflições de Cristo transbordam para conosco, assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo …” (2 Coríntios. 1:5).

“Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja” (Colossenses 1:24).

“E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.” (Rm 8:17).

“Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.” (Rm 8:18).

“E a nossa esperança acerca de vós é firme, sabendo que, como sois participantes das aflições, assim o sereis também da consolação.” (2 Coríntios. 1:7).

Pedro pregou a mesma mensagem. Foi só depois de sua identificação com Cristo e a cruz que ele poderia dizer: “Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.” (1 Ped. 4:13).

“E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.”(1 Ped. 5:10).

“Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. ” (1 Ped. 2:21).

Há muitos outros versículos bíblicos convincentes que verificam os sofrimentos daqueles que tomaram a cruz e seguiram a Cristo. O sofrimento é ofensivo para aqueles que acreditam que o poder torna as aflições inúteis. Foi isto que fez o sofrimento de Cristo ser tão reprovado por Pedro. Ele se perguntou – por que o Filho de Deus precisava sofrer, em vista de sua capacidade de fazer descer legiões de anjos e destruir todos os seus inimigos. Pedro não viu nenhum valor no sofrimento, como muitos hoje o consideram ofensivo para um crente “cheio do Espírito Santo”.

Como podemos enfrentar esta Escritura sem pestanejar, se não aceitar a verdade que as pessoas piedosas sofrem:

“Ora, pois, já que Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também vós com este pensamento, que aquele que padeceu na carne já cessou do pecado”. (1 Pe 4:1).

Estou impressionado com a reação de alguns cristãos quanto aos sofrimentos do povo do Senhor. Uma pessoa escreveu: “Por que tanta conversa sobre o sofrimento. Ele me deixa para baixo. Eu não gosto de pensar sobre esse tipo de pensamento. O sofrimento não é para mim. Você não tem nenhuma revelação das promessas de Deus.”

Eu vi ministros olhando para mim com lamentos e vozes condescendentes dizendo: “Pobre Irmão, ele com certeza precisa de nossas orações”. Eu posso dizer, pelo jeito que eles olhavam para mim, que eles estavam se perguntando: “Um terrível pecado está escondido em sua vida ou é pouca a fé que ele deve ter.” Mas, oh, aleluia! Eu e minha família conhecemos o doce sabor da vitória porque nós estivemos na batalha que nos purifica e fortalece nossa fé e coragem. O fogo da aflição purifica; ele filtra todas as escórias, mas preserva o ouro puro.

Paulo gloriava-se na Cruz e em seus sofrimentos. Paulo foi “louco” quando disse: “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Rm 5: 3-5)

Quantas congregações ou pregadores de hoje permitiria Paulo ficar em seu púlpito e gritar: “Se é preciso gloriar, vou glória nas minhas fraquezas …” (2 Coríntios. 11:30).

Compare a Cruz com a pregação proferida em muitos púlpitos hoje. Paulo pregou: “E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.” (2 Coríntios 12:9-10).

Necessidade atrai graça; sofrimento atrai a misericórdia; fraqueza atrai Sua força. O crente mais forte é aquele que tem sido exaustivamente testado e purificado através do fogo – e que foi fortalecido e amadurecido no processo.

Há muito pouco da pregação da Cruz nas igrejas hoje. Eu sempre vi cristãos saírem quando eu tentei mostrar-lhes que a Palavra da Cruz inclui o sofrimento físico e espiritual. A Cruz representa reprovação, rejeição, negação de si mesmo, a mortificação da carne e a rendição da vontade. Isto é ofensivo para os cristãos viciados em facilidade, prazer e prosperidade.

Quase todo mundo está sofrendo de uma forma ou de outra. Mas aqueles que estão sofrendo severas provas e aflições e que podem ver Deus em tudo isso, com suprimento gracioso de misericórdia, graça e força, estão construindo uma história preciosa com o Senhor.

A sua história com o Senhor inclui graça em suas piores horas de medo e dor; o Céu fornecendo força quando está no fim toda a esperança; chuva espiritual suave quando tudo está árido; paz sobrenatural, quando tudo está em tumulto. Descanso e segurança diante da realidade sombria da morte. Aqueles com essa história são mais pacientes e compreensivos do que aqueles que nunca foram postos à prova.

Há realmente apenas uma Cruz – A de Cristo! Ele provou a morte por todos nós. Ele sofreu e morreu uma vez para o pecado. Ele bebeu o cálice amargo. Nosso sofrimento e a dor não são meritórios – eles não acrescentam nada à graça – mas eles são o custo do discipulado. Quando nos tornamos um verdadeiro reflexo de um Cristo santo, vamos sofrer. Haverá perseguição dos pecadores e rejeição de cristãos carnais. Você vai sofrer quando pecar ou entristecer o Espírito Santo. Você vai sofrer quando a dor física insuportável vem sobre você ou sob um ente querido e parece que nenhum alívio está à vista. Você vai sofrer quando um santo piedoso é retirado desta terra repentinamente em um acidente.

Eu acredito fortemente no poder de Deus a favor de seus filhos, mas também acredito em tomar a cruz e seguir a Cristo – e que muitas vezes inclui o sofrimento. Significa, também, que o poder da ressurreição pode nos elevar acima de tudo isto.

Traduzido e sintetizado pelo Site Rei Eterno a partir de uma ministração de David Wilkerson

Compartilhe

You may also like...

1 Response

  1. Rafaella disse:

    Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

    Apocalipse 3:22

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.