Educando filhos biblicamente

E qualquer que escandalizar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma mó de atafona, e que fosse lançado no mar. (Mc 9:42)

E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor. (Ef. 6:4)

Qual o objetivo em criar filhos? É o mesmo objetivo que temos na vida cristã: Vê-los maduros espiritualmente e aprovados por Deus.
Esses são dos dois grandes objetivos que temos em relação aos nossos filhos.
Que importa um casal formar um gênio para servir a Satanás e ir para o inferno?
O importante é que ele conheça a Cristo e que apresente o caráter de Cristo.

“Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós” (Gal. 4:19)

Este é o princípio a seguir.
Dar a luz a uma criança é doloroso. Mas esta dor dura poucas horas.
Formar uma vida dura 20 a 25 anos. Criar um filho é trabalhar intensamente nele. Dando nossas vidas até Cristo ser formado nele.
Este é o seu objetivo central na vida de seu filho? Deveria ser! Deve ser uma parte essencial de sua vida.

A família esta desintegrada. O materialismo reina. A vida da família gira em torno do passatempo dos filhos.
Os pais gastam todo o tempo com trabalho e atividades fora do lar de seus filhos, em prejuízo do tempo de ministrar Cristo para eles.
O que colhem? Filhos rebeldes. Você colhe o que planta.
Quanto tempo você investe para que seu filho se torne alguém importante segundo o mundo?
E quanto tempo você investe para que seu filho se torne a imagem de Cristo? Ou esse trabalho você terceirizou? A responsabilidade é sua e é intransferível.

A quem anunciamos, admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo. (Col. 1:28)

Você entende que é esta sua missão com seus filhos? É esse o seu trabalho principal com eles.
Como alcançar isto?
Você precisa entender que seu filho só vai conhecer a Deus através da ação do Espírito Santo. Não pense que outras coisas podem substituir isto.
Esta é uma das razões porque os pais devem viver uma vida de oração.

E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. (II Tim 3:15)

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. (II Tim 3: 16-17)

E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. (Deut. 6: 6-7)

Desde que era criança Timóteo já conhecia as Escrituras.
Tudo que você tem a fazer com seus filhos, relacione às Escrituras. Ensine a Palavra a seus filhos desde a mais tenra idade. Memorize as Escrituras com eles.

A Palavra de Deus alcança todos os aspectos da vida do homem, sem deixar escapar qualquer coisa. A Bíblia é tudo que seus filhos precisam. Ela é suficiente para educa-los. Ela não somente traz salvação, mas dá sabedoria divina e constrói o caráter de uma vida.

Encha seus filhos com as Sagradas Escrituras antes que o mundo tente enche-los com seus conceitos. Se você não gasta muito tempo nisto, saiba que Satanás gastará tempo abundante para semear oposição a Palavra de Deus na vida deles.

Você coloca uma criança na escola para aprender matérias avançadas com 12 anos de idade, mas você não desenvolve seu caráter e ele fracassará lá na frente. Mas se você investe fortemente na formação do caráter da criança, mesmo que ela não receba nada de secular avançado aos 12 anos de idade, ela terá caráter suficiente para trabalhar tão arduamente quanto for preciso para fazer o que tem que ser feito.

Não orar diariamente pelos filhos é um grave pecado. Você não está batalhando com eles diante do terrível cenário que enfrentam neste mundo.
As trevas estão avançando, seguir a Cristo será cada vez mais um desafio para poucos. As crianças estão crescendo em um cenário escuro.

O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco. (Fp. 4:9)

Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados. (Ef. 5:1)

Se você não é fiel a Cristo, tudo que faz é hipocrisia. Seus filhos perceberão.
O pior cenário para a vida espiritual de uma criança é ver a superficialidade e hipocrisia de seus pais.
A criança percebe quando a vida religiosa é apenas cumprimentos de ritos e compromissos, mas sem reflexo no restante de nossas vidas. Ela aprenderá também a ser hipócrita.
Você precisa viver uma verdadeira vida cristã diante de seus filhos
Você pode ensinar seu filho sobre oração, mas a sua prática na oração é que pode fazer com ele realmente aprenda a orar.

Outra forma pela qual o Senhor pode trabalhar em seu filho é você passando tempo com ele. Foi assim que Jesus formou os apóstolos.
A maioria está sendo moldada pelos conceitos satânicos. Esses conceitos estão afastando as pessoas de Deus e desintegrando a família.
Em gerações anteriores, um filho, assim que pudesse andar, já estaria acompanhando o pai em suas atividades. O filho estava constantemente com seu pai.
Hoje o pai vai trabalhar por 10 a 12 horas, o filho vai para outra direção para ficar na companhia de outros garotos. O filho se torna um companheiro de tolos e é treinado por eles. O mundo conseguiu separar a família. O pai de um lado, a mãe do outro e os filhos dispersos por outro lado… E então, à noite se encontram para dormir.

E os pais deixam de ser a primeira ou a mais importante influência na vida de seus filhos. Você precisa romper com este engodo das trevas.

Hoje, mesmo nos lares chamados cristãos, normalmente os filhos passam quase todo o tempo longe dos pais, na companhia de pessoas que vivem em trevas ou sem qualquer maturidade. E quando estão em casa, quase não há relacionamento com os pais. O filho aprende tudo conforme os conceitos do mundo, e o pouco que recebe da Palavra não faz sentido para o mundo em que ele vive no dia a dia.
Cristo tem que ser o centro em sua casa.

Se um dia ensinar os filhos em casa, em vez de manda-los para a escola, custar perseguição, eu não vou deixar de fazer isto. Eu não deixarei que outras pessoas criem meus filhos. Eles são minha responsabilidade. Somente minha. Nunca darei a ninguém. Ninguém. Se eu fizer isto, Deus me julgará.

Você precisa ordenar as prioridades em suas vidas e fazer com que essas prioridades sejam as mesmas de Jesus.
Você precisa crescer nas Escrituras Sagradas. Mais intenso isto se torna se você é casado ou tem filhos.
Você precisa crescer em oração.
Você precisa crescer se moldando a Cristo.
Você não pode ensinar algo que você não tem.
Se você é casado precisa trabalhar no fortalecimento de seu casamento.
Se tem filhos, trabalhar intensamente para que eles conheçam ao Senhor.

Se você é dotado do amor de um pai e descobre que seu filho tem uma doença terminal e que você precisa empreender esforços para encontrar um tratamento para ele, o que você faria? Certamente gastaria menos com as vaidades do mundo e aceitaria ganhar menos para ter mais tempo com ele. Você faria muitas outras coisas radicais se necessário.

Mas saiba que seu filho nasceu com uma doença terminal, ela se chama pecado, que seguramente conduz a morte, não só física, mas eterna. Não irá apenas matar seu corpo, mas vai manda-lo para o inferno eternamente. Você precisa fazer o que for necessário para mudar a sua vida e ser capaz de ser o pai ou a mãe que deve ser.

Vivemos em um mundo que não aprecia a família e você precisa trabalhar. Sente-se com sua esposa e clame a Deus sobre o que deve fazer e como usar o tempo sabiamente.
Devemos submeter tudo em nossas vidas ao senhorio de Cristo, inclusive em relação aos nossos hábitos alimentares, cuidado com o corpo etc. Devemos buscar ser saudáveis em relação a tudo que somos, para que possamos ter mais força e tempo para servir ao Senhor.
O tempo em sua casa deve girar em torno das Escrituras Sagradas. Em tudo que se faz. Nunca perder uma oportunidade de glorificar o nome do Senhor.

Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. (I Cor 10:31)

Sintetizado pelo site Rei Eterno de uma ministração de Paul Washer

Compartilhe

You may also like...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.