A autoridade da Palavra de Deus

“E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas”. (Deut. 6: 6-9)

O teólogo incrédulo arrogantemente questiona a Bíblia, como se ela fosse uma mera composição humana. Aventura-se a pronunciar-se sobre o que é e o que não é digno de Deus. Isto equivale a julgar a Deus.

O resultado disto são as trevas e a confusão para esses eruditos e doutores, como para todos os néscios que os escutam. E quanto ao futuro, é temeroso o destino eterno de todos que responderão ante o tribunal de Cristo, pelo pecado da blasfêmia contra a Palavra de Deus e por desviarem muitas almas com o seu ensino infeliz.

Esses céticos, embora chamados de cristãos, com seus mesquinhos esforços de desacreditar o incomparável instrumento que Deus mandou escrever para nosso ensino, um dia reconhecerão o seu erro fatal. Deus queira que não seja tarde demais. E quanto a nós, que seja o nosso maior gozo e consolação nos alimentar da Palavra de Deus, a fim de podermos descobrir sempre novos tesouros nesta fonte inesgotável.

A Bíblia julga os homens, seus caminhos e seu coração. Conta-lhe a verdade a seu próprio respeito. Por isto o homem rejeita a Palavra de Deus. Um homem que não ama a Deus prefere qualquer outra coisa em vez da Bíblia.

Daí seu esforço constante para encontrar defeitos no bendito livro de Deus. Os incrédulos, ao longo dos séculos, tem se esforçado em desacreditar a Bíblia, usando todos os recursos ao alcance deles. Eles não estão preocupados em destituir outras coisas, mas o Livro que diz a eles verdades eternas.

A origem desta oposição à Palavra de Deus (viva ou escrita) é Satanás. Ele a aborrece com profundo ódio e inspira os incrédulos a atacá-la e distorcer-la. Esses homens, por não terem o Espírito Santo, são incapazes de entender o assunto da Escritura Sagrada. Falam de coisas das quais são completamente ignorantes. Seus argumentos são infundados, suas teorias desprezíveis e seus livros servem apenas para o cesto dos papéis.

“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”. (I Cor. 2:14)

“Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus”. (I Cor. 1:18)

Os conhecimentos humanos, em qualquer área, por mais extensos que sejam; a sabedoria humana, por mais profunda que aparenta ser, não podem qualificar um homem a falar sobre a Palavra de Deus. É somente pelo Espírito Santo que as Escrituras Sagradas podem ser compreendidas e cridas. A Palavra de Deus tem em si a autoridade selada por Deus, se o homem quer julgá-la ou discutir sobre ela, então ela deixa de ser a Palavra de Deus, tornando-se letras mortas para os mortos. A Palavra de Deus julga o homem e não o homem julga a Palavra de Deus.

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”. (II Tim 3: 16-17)

“Porque Toda a carne é como a erva, E toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; Mas a palavra do Senhor permanece para sempre”. (I Pe 1: 24-25)

A Palavra que chegou até nós, na forma de boas novas, é a Palavra do Senhor que permanece para sempre; e é por isso que a nossa salvação e a nossa paz são tão estáveis como a Palavra sobre a qual estamos fundamentados.

A Palavra de Deus é uma rocha contra a qual se desfazem todas as ondas dos pensamentos incrédulos em desprezível impotência. Nem todos os poderes da terra e do inferno, nem os homens e nem os demônios juntos podem jamais remover a Palavra de Deus. Ela permanece em sua própria glória, a despeito de todos os ataques ao longo dos séculos.

O que podem conseguir as teorias e os argumentos incrédulos? Nada. Têm tanto valor como o pó da eira do verão. Seus ataques não podem atingir o trono de Deus, nem tampouco afetar o cumprimento de sua Palavra e nem tampouco perturbar a paz que brota no coração daquele que descansa sobre este fundamento imperecível.

Como podemos saber que a Bíblia é a Palavra de Deus? Acima de qualquer outro argumento, aquele que nos tem dado este precioso livro, através do Espírito Santo, testifica sua procedência. Este maravilhoso Espírito que inspirou seus autores dar-nos a conhecer que essas Escrituras são a própria voz de Deus.

Se todos os homens da terra estivessem de acordo com a autoridade das Sagradas Escrituras, incluindo cientistas, teólogos, religiosos e quaisquer outros, seria insuficiente como fundamento de certeza. Se a nossa fé estivesse fundamentada nisto, seria uma fé inútil. Só Deus pode nos dar esta certeza. Se Ele nos dá esta certeza, todos os sofismas, questionamentos e subterfúgios antigos e atuais, serão como espuma sobre as águas. O cristão é aquele que está bem certo e seguro da Palavra de Deus e vive acima da influência dos incrédulos.

Um cristão genuíno não tem direito a pensar por si mesmo e ter suas próprias idéias, seguindo seus próprios juízos e consciência. Quando isto acontece, anula-se a autoridade de Deus e o cristianismo transforma-se em rifão de pensamentos humanos. Podemos possuir um conhecimento limitado das Escrituras, mas se a nossa reverência por ela for profunda, seremos preservados das ciladas e erros dos homens. Assim seremos nutridos e fortalecidos pela Palavra de Deus, tornando-a a coisa mais preciosa para nossas almas. Seremos guiados pelo Espírito Santo à plenitude, majestade e glória de Cristo. Que bendita libertação!

“[Disse Jesus] Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão”. (Mc 13:31)

“Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”. (I Cor 2: 12-14)

“Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele. Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção”. (I Cor 1: 20-24; 26-30)

Sintetizado, pelo Site Rei Eterno, dos escritos de C H Mackintosh (1820-1896), Notas sobre o Pentateuco, Estudos sobre o livro de Deuteronômio – 1, Depósito de Literatura Cristã.

Compartilhe

You may also like...

1 Response

  1. Davi disse:

    Bom

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.